Donos vaidosos adoram admirar seu bichinho limpo, cheiroso e todo arrumado. É uma satisfação vê-lo impecável e uma das preocupações é manter o pelo de cachorro bem cuidado. Além de ficar bonita, uma pelagem brilhosa e macia reflete a saúde e o bem-estar do bichinho. Independente se o tamanho for curto ou longo, a atenção a essa parte deve ser a mesma.

Leia também: Como tosar cachorro em casa de forma correta

Por isso é interessante conhecer alguns truques para que o pelo de cachorro mantenha sua vivacidade. O mais comum é escovar suavemente, durante alguns minutos e todos os dias, a pelagem do animal. Costuma ser bastante efetivo, pois você evita a formação de nós, retira os fios mortos e elimina todos os resíduos que se acumulam nos meios.

Além desse artifício, existem algumas técnicas caseiras que podem contribui para trazer mais brilho. A maioria dos ingredientes são naturais, fáceis de encontrar e não fazem mal ao pet. Inclusive, alguns deles têm disponível em boa parte das casas.

Além de ser bonito, uma pelagem brilhosa reflete a saúde e bem-estar do cachorro
reprodução shutterstock
Além de ser bonito, uma pelagem brilhosa reflete a saúde e bem-estar do cachorro


Lanolina

A lanolina é uma gordura natural proveniente da lã das ovelhas. Depois de extraída, se divide em dois tipos: natural e inidra. A primeira cheira a lã e a segunda está desodorizada. Veja qual o animal se adapta melhor. Ela pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais. 

A lanolina não deve ser aplicada diretamente no pelo, é preciso preparar uma mistura antes. Primeiro, coloque duas colheres da substância em banho-maria para derreter e, em seguida, acrescente 1L de água morna. Bata essa mistura com um batedor e coloque em uma garrafa estanque para esfriar. Guarde para o uso futuro.

Quando for dar banho no pet, pegue o fluído e aplique em todo o corpo, exceto a cabeça. Deixe durante cinco minutos agindo no pelo. Retire com água morna e corrente. Em pouco tempo verá que o banho de lanolina trará brilho para os fios.

Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo de rosa mosqueta serve para eliminar as rugas da pele humana e limpar a fundo o focinho e as órbitas oculares dos cães (com cuidado para não entrar no olho). É utilizado também em feridas, cicatrizes e problemas dérmicos. No entanto, o lado ruim desse produto é o preço. É bastante caro, mas eficaz. Pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e alguns supermercados. 

Leia também: Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Diferente da lanolina, seu uso não é aconselhável para o pelo todo. A recomendação é utilizar apenas na região facial. Para isso, coloque duas ou três gotas em um disco de algodão, como aqueles utilizados para retirar maquiagem. Espalhe pelo rosto do cão com bastante cuidado para não atingir os olhos. Deixe atuar sem limpar. O uso prolongado deste óleo clareia a pele e o pelo exposto a ele.

Queratina

A queratina é uma proteína já presente no corpo, constituindo a base do pelo humano e animal, assim como os cascos e as unhas. É possível encontrar na forma líquida em lojas especializadas. Pode ser usada da mesma maneira que o óleo de rosa mosqueta: aplicando em um disco de algodão e passando por todo o corpo do animal, não só o rosto. 

Para que o pelo de cachorro fique brilhoso, lave bem e com água corrente após aplicar o produto
reprodução shutterstock
Para que o pelo de cachorro fique brilhoso, lave bem e com água corrente após aplicar o produto

Porém, não é indicado utilizar a queratina em sua forma pura. Opte por comprar substâncias preparadas e xampus próprios para cachorro com essa substância, pois são fabricados com proporções mais equilibradas. 

Gema de ovo

A melhor parte de utilizar a gema de ovo para dar brilho é o preço baixo, origem natural e a facilidade em encontrar em supermercados. Para isso, prepare uma mistura com um ou duas gemas batidas e água morna. A proporção é de meio litro para cada gema, sendo que a quantidade total irá depender do tamanho do pet. 

Feita a mistura, aplique na pelagem após o banho e deixe agir por cinco minutos. Após esse período limpe com água corrente. Lembre-se que, se sobrar gema de ovo, jogue no lixo. Jamais guarde para banhos futuros, pois a substância estraga facilmente.

Leia também: 8 raças de cachorro que quase não soltam pelo

Cerveja

Sim, foi comprovado que a cerveja pode dar brilho ao pelo do cão. A bebida nutre o bulbo piloso e suaviza a raiz do fio, trazendo a luminosidade desejada. Compre a sem álcool e aplique após o banho, da mesma maneira que a gema de ovo e lanolina. Utilize uma esponja para espalhar o produto e deixe agir por uns 3 ou 4 minutos. Depois, limpe com água abundante para não deixar o pelo pegajoso. 

O uso da cerveja é recomendado, principalmente, para cães de porte médio a pequeno e com o pelo não tão comprido. Se você for dono de um pet grande e pelagem comprida, prefira utilizar o truque da lanolina. 

Truques diários

Escovar o pelo diariamente é uma das medidas mais eficazes para manter o brilho
reprodução shutterstock
Escovar o pelo diariamente é uma das medidas mais eficazes para manter o brilho

Além dos truques ensinados, existem alguns cuidados diários que ajudam a garantir o brilho do pelo. O primeiro e mais importante é proporcionar uma dieta saudável e balanceada. Compre rações ricas em ômega-3 e ácidos graxos, ou prepare refeições caseiras se prefere saber exatamente o que está oferecendo ao pet. Converse com o veterinário sobre quais outros ingredientes são importante para a saúde da pelagem.

Mantenha uma rotina de banhos e compre os produtos certos. Dependendo da raça e do pelo do seu cachorro, a frequência de limpeza tende a ser diferente. Um profissional ajudará a descobrir isso. Além disso, compre os xampus e condicionadores correspondentes ao tipo de pele e fio. E, como foi dito no começo, escove regularmente.

Leia também: A escova para cachorro deve ser específica para cada tipo de pelo

Cumprindo essa rotina diariamente, dificilmente o pelo de cachorro ficará opaco, seco e necessitando dos truques caseiros. É importante cuidar do interior primeiramente, oferecendo uma boa alimentação, e depois partir para o externo, com banhos, escovação e as técnicas ensinadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!