Tamanho do texto

Sim, é necessário seguir algumas regras na hora de mudar o corte do pet para não prejudicá-lo

Cães peludos costumam dar certo trabalho na hora da escovação e de outros cuidados mais gerais. Isso exige tempo e dinheiro, assim como uma atenção especial, ainda mais em períodos de temperaturas altas. Mas, para evitar levar o cão ao petshop e ter ainda mais gastos, muitos tutores gostariam de aparar os pelinhos do rosto dele, por exemplo, por conta própria. No entanto é importante saber como tosar cachorro em casa sem prejudicar a estética e a saúde dele.

+Pet shop - saiba todos os serviços oferecidos pelos estabelecimentos

Como tosar cachorro em casa de forma correta
Reprodução
Como tosar cachorro em casa de forma correta

Para esse tipo de cuidado há escovas especiais e diferentes tipos de corte. Normalmente existe uma técnica específica de como tosar cachorro e não é simplesmente pegar a tesoura e sair aparando. Às vezes a pressa é grande, mas o animal pode inclusive ter medo de tosa . Por isso, se o objetivo é deixá-lo ainda mais bonito, siga alguns passos.

Materiais usados para tosar

Existem algumas ferramentas específicas para tosar o animal de maneira segura e muito mais prática.  Alguns tipos específicos de escovas  e tesouras são fundamentais nessa tarefa e devem ser adequados ao tipo de pelagem do seu cachorro. 

Por exemplo, em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação exatamente. Passar a mão com uma luva de plástico é suficiente para ajeitá-lo. No caso de pelagem longa, vai depender se é macio ou áspero, fatores mais influentes do que ser liso ou crespo. No caso de ser mais duro o pente de aço e a rasqueadeira são mais indicados, mas se tem maciez o melhor é usar uma pin brush (escova sem cabo), com cerdas duras, mas não a rasqueadeira.

A escovação é o primeiro passo antes de iniciar a tosa doméstica
Reprodução/ Shutterstock
A escovação é o primeiro passo antes de iniciar a tosa doméstica


Escovar primeiro, cortar depois

Primeiro tenha certeza se o pet não está com nenhuma alergia, carrapato  ou pulga  na pele. Se houver qualquer sinal disso, leve-o no veterinário e não inicie o corte.

Caso esteja tudo bem, separe de forma adequada os pelos do pet em camadas. Molhe a região e penteie tudo até retirar todos os nós e em seguida separe o que será cortado ou não. É importante ter cuidado para não machucar a pele do animal com a escova. Cuidado também para não apertá-lo demais ou fazer movimentos muito bruscos, para evitar assustá-lo. 

Garantir que o cão esteja relaxado e tranquilo é essencial. Se ele tiver praticado atividade física antes da tosa provavelmente ficará menos agitado. Ao movimentar-se demais o tutor corre o risco de machucá-lo e de o corte sair todo torto.

Cada raça um tipo de pelo

Atente sempre para o tipo de pelagem do cachorro.

  • Pelo curto: Labrador, Duschund, Dálmata, Pug, Bulldog Inglês e Francês, Boxer, Pastor Alemão, Shar Pei, Pinscher, Chihuahua 
  • Pelo médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker, Spaniels 
  • Pelos finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga

Procure sempre seguir o estilo de corte que naturalmente o pelo apresenta. Em cachorros mais peludos, como o Poodle, procure manter a cabeça e o começo das patas sempre com o mesmo volume de pelagem. Partes mais rasas devem se manter assim, bem como as cheias devem continuar.

+Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Cada tipo de pelagem exige uma tosa específica
Reprodução
Cada tipo de pelagem exige uma tosa específica


Usar tesoura ou máquina?

Basicamente a regra é: cães muito peludos precisam da máquina e os de pelagem mais curta podem ser aparados com a tesoura . Normalmente esta última deve ser usada para corrigir erros de outras tosas e regularizar o pelo. Além disso, é melhor para áreas do corpo em que a densidade precisa ser mantida mais ou menos igual. 

Como usar a máquina

A máquina é a melhor opção para o corpo, mas não para o rosto. O movimento começa da cabeça e depois vai para o corpo, sempre de cima para baixo e nunca o contrário. O dorso pode ser aparado, bem como regiões de pelagem densa e homogênea.  

É preciso cuidar bem das lâminas para ter maior durabilidade e isso é fácil de fazer em casa. Para limpá-la basta uma escovinha pequena para retirar os pelos ali acumulados e nada de usar álcool para desinfetar. Esterelizá-la em água quente antes de usar é o melhor para garantir a retirada total de possíveis corpos estranhos, que entrariam em contato com o corpo do animal.

A tesoura e a máquina são os principais instrumentos usados para aparar a pelagem do pet
Reprodução/ Shutterstock
A tesoura e a máquina são os principais instrumentos usados para aparar a pelagem do pet


Tipos de lâmina

Não basta apenas saber como manusear a máquina, existe um tipo próprio para cada tip de pelo e vai depender também do objetivo do tutor. 

Cães de pelo duro: lâmina 8,5 - que corta em torno de 2,8 mm de altura. Esse tipo é ótimo para o Terrier, o Dálmata e o Schnauzer são exemplos de raças em que pode ser aplicado.

Cães de pelo crespo e denso: raças como Poodle e Bichon Frisé exigem um cuidado maior na hora da tosa. A lâmina 4 e 4F é excelente para aparar em uma altura de 9 mm e garantir a regularidade do pelo.

Corte doméstico: para esse tipo de tosa o mais fácil é comprar uma do tipo 7 ou 7, que corta por volta de 3,2 mm.

Para facilitar a escovação: apesar de a lâmina 5 ou 5F ser ótima para essa finalidade, não é tão indicada para cães de raça, já que a região do focinho e das orelhas fica muito comprido. O corte costuma ser de 6,3 mm de altura.

+O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?

A máquina precisa de cuidado para ser usada
Reprodução/ Shutterstock
A máquina precisa de cuidado para ser usada


Como usar a tesoura

Na face do cachorro o ideal é aparar apenas os pelinhos que atrapalham a visão dele ou de fato excessivos em relação ao que deveria estar. Cuidado sempre para não machucar os olhos, as orelhas ou o focinho do animal.

Também é útil nas patas, apenas para acertar seu formato, tornando-as mais redondas no caso da pelagem mais densa e crespa, por exemplo. Nada de tosar em excesso, afinal, o pelo é fundamental para proteção da pele. 

A tosa higiênica , corte dos pelos nas genitais do pet são ainda fundamentais para garantir o conforto e afastar o incômodo dele na hora de fazer as necessidades, por exemplo. Mas atenção, não apare demais porque a região é sensível e o cachorro tende a coçar e lamber quando apresenta uma sensação de "ralado".

Agora ficou mais fácil saber como tosar cachorro em casa. Mas, lembre-se de procurar um especialista caso não consiga seguir esses passos, para evitar machucar ou prejudicar a pelagem do pet.

+Cheiro de cachorro é difícil de lidar, mas em alguns passos pode ficar fácil







    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.