Muitos donos nem imaginam que existe seguro para os animais de estimação. Esse serviço ainda é pouco discutido, afinal o número de pessoas que o contratam ainda é baixo. E a principal razão disso acontecer é a falta de informações sobre ele. 

Plano de saúde animal: como funciona e as vantagens de ter um

O funcionamento do seguro para animais é bem similar ao seguro saúde e seguro de vida oferecido para as pessoas. Ele serve como uma espécie de ressarcimento se acontecer uma fatalidade. Por exemplo, em casos de morte acidental, a seguradora garante a indenização e cobre as despesas com funeral e até danos a terceiros e/ou materiais. 

O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos
reprodução shutterstock
O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos

Em caso de acidente, a empresa contratada também fica responsável por cobrir todos os gastos médicos, como consultas, exames, diagnósticos por imagens e até cirurgias. Os tipos de serviços disponíveis para o animal irá depender do plano escolhido pelo dono. 

Por que contratar um seguro?

O seguro para animais pode trazer diversas vantagens para o pet e o dono. A primeira é em relação à economia que você terá caso ocorra um acidente. Se por acaso seu bichinho se machucar gravemente, será sua responsabilidade arcar com todas as despesas médicas. Mas, se você possuir um plano que garante ressarcimento por acidente, a seguradora cobrirá este gasto. 

O mesmo acontecerá se o animal for o responsável pela fatalidade. Caso ele ataque alguém ou outro animal, a empresa também cobrirá os gatos médicos da pessoa ou do pet ferido. Nesse caso, este plano pode ser interessante para quem tem um bichinho muito agressivo. 

Por outro lado, outra vantagem é a tranquilidade. Você poderá passear com seu companheiro sem precisar se preocupar com nada. E o melhor, nem custa muito caro. Existem seguros muito bons por apenas 100 reais ao ano. Não é uma despesa tão grande para garantir a segurança do seu pet. 

Dieta canina: posso oferecer carne crua no lugar da ração?

O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos
reprodução shutterstock
O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos

Qual plano contratar?

Existem algumas seguradoras que já oferecem seguro para animais. Os tipos de coberturas oferecidos são variados e depende do que você procura. Os mais comuns são: 

  • Acidentes: a seguradora ficará responsável pelos gatos médicos decorrentes de um acidente.
  • Assistência veterinária: bem parecido como um seguro saúde, a empresa garante que o pet seja atendido por qualquer veterinário e o dono será ressarcido. Para isso, é preciso guardar a nota fiscal da consulta e o prontuário médico. 
  • Assistência jurídica: caso o pet cause um acidente e entre num processo judicial, o seguro será o responsável por cobrir gastos com advogados, cartórios, etc. 
  • Responsabilidade civil: cobre todos os gatos decorrentes a danos produzidos em seu cão ou em outros animais e pessoas por culpa do seu animal. 
  • Roubo ou perda: se seu bichinho for roubado ou desapareça, você será ressarcido com o valor do animal. É um serviço indicado para quem tem uma raça muito cara. Apesar do dinheiro não compensar o dano emocional, irá ajudar financeiramente. 
  • Sacrifícios: caso seja preciso sacrificar seu bichinho, a seguradora irá arcar com os gastos do processo. 
O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos
reprodução shutterstock
O seguro para animais pode trazer muitas vantagens para os donos

Qual seguradora escolher?

Se deseja contratar o seguro, pesquise bem os preços dos planos antes de fechar o negócio. Como é algo relativamente novo, não existe muita concorrência e dificilmente terá discrepância no valor. Mas não deixe de "pechinchar", quem sabe você não consegue um bom acordo.

Como ajudar seu gato gordo a emagrecer e chegar no peso ideal

Por último, é importante também conhecer bem cada plano e que serviços são oferecidos. Escolha o seguro que melhor irá atender suas necessidades e esteja dentro da sua condição financeira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!