O coelho é um animal naturalmente limpo. Ele passa a maior parte do dia se lambendo para manter a higiene em dia, assim como os gatos fazem. É por isso que os banhos são a última preocupação de quem tem um roedor. No entanto, ao longo do tempo, ele começa a exalar mau cheiro e acumular sujeira entre os pelos.
+ Conheça os perigos das bolas de pelos em coelho e aprenda a evitá-las
Para evitar que chegue nesse estado, cabe ao dono ficar atento a limpeza do animal. Por isso, conheça os métodos corretos de higienização e mantenha seu coelho sempre limpinho e cheiroso.
Escovação do pelo
Uma maneira simples de manter os pelos limpos por mais tempo é escová-los regularmente. Isso ajuda a eliminar a poeira e remover a pelagem morta, impedindo que o animal engula fios em excesso e bolas de pelos se formem no estômago. Compre uma escova específica para coelhos, de preferência com cerdas macias.
Realize a tarefa uma ou duas vezes por semana até eliminar todo pelo solto. Se tiver alguns nós, escove com muito cuidado ou utilize um desembaraçador. No final, limpe bem a escova com água e sabão.
Nunca corte o pelo do coelho. Se estiver muito embaraçado e achar que precisa ser aparado, leve ao veterinário e deixe essa função com um profissional.
Banho
Caso seu coelho não esteja inteiramente sujo, limpe somente a área afetada. Coloque amido de milho no local e escove. Repita o processo até tudo estar limpo. Mesmo que o roedor esteja imundo, o recomendado é utilizar esse método a seco, pois ele pode ter hipotermia ou entrar em estado de choque se for mergulhado na água.
No entanto, caso o amido de milho não resolva, umedeça um pano com água morna e esfregue com cuidado a região suja. Tome cuidado para o líquido não molhar sua pele. Depois, seque muito bem.
+ Conheça as principais doenças que atingem o coelho
Se nem esse método resolver, a saída é dar banho. Utilize água morna e um shampoo específico para coelhos — se não encontrar, produto com pH neutro para bebês serve. Não molhe seu rosto para evitar que o sabão entre em contato com olhos, orelha, nariz ou boca. Enxágue bem e seque com uma toalha. Utilize um secador de cabelos na temperatura fria e mantenha o jato distante.
Lembre-se de dar banho apenas nos períodos de calor e não force caso o roedor esteja relutante. Esta prática deve ser realizada no máximo duas vezes ao ano, pois causa muito estresse e destrói a camada natural de proteção.
Limpando as glândulas de odor
Próximo ao ânus, existem glândulas odorífera que produzem mau cheiro. Para limpar a área, mergulhe uma bola de algodão ou um cotonete em água morna. Esfregue calmamente até remover toda secreção. O coelho pode ficar nervoso durante a limpeza, então peça ajuda a alguém para segurá-lo e fazer carinho. Se as glândulas odoríferas forem limpas regularmente, dificilmente o roedor ficará fedido e sujo.
Caso tenha muita secreção acumulada, só água não irá resolver. Então, coloque algumas gotas de shampoo para coelhos numa tigela com água morna. Mergulhe o algodão e passe sobre a área suja delicadamente.
Olhos, orelhas e dentes
Para eliminar as remelas secas ou úmidas dos olhos, utilize uma gaze esterilizada e umedeça com água ou soro. Limpe com cuidado para a região não ficar irritada. Não se esqueça de limpar antes as mãos, evitando que germes sejam transmitidos. As orelhas são limpas da mesma forma que os olhos: umedeça uma gaze e passe delicadamente.
+ Aprenda a cortar corretamente as unhas do seu coelho
Já os dentes não necessitam de limpeza. Eles precisam apenas ser desgastados para não crescerem demais. Ofereça bastante feno, pois ajuda a prevenis desvios. Por fim, se notar qualquer anomalia em alguma parte do corpo, leve o coelho imediatamente no veterinário.