O coelho é um animal naturalmente limpo. Ele passa a maior parte do dia se lambendo para manter a higiene em dia, assim como os gatos fazem. É por isso que os banhos são a última preocupação de quem tem um roedor. No entanto, ao longo do tempo, ele começa a exalar mau cheiro e acumular sujeira entre os pelos.

Conheça os perigos das bolas de pelos em coelho e aprenda a evitá-las

Para evitar que chegue nesse estado, cabe ao dono ficar atento a limpeza do animal. Por isso, conheça os métodos corretos de higienização e mantenha seu coelho sempre limpinho e cheiroso. 

Escovação do pelo

Uma maneira simples de manter os pelos limpos por mais tempo é escová-los regularmente. Isso ajuda a eliminar a poeira e remover a pelagem morta, impedindo que o animal engula fios em excesso e bolas de pelos se formem no estômago. Compre uma escova específica para coelhos, de preferência com cerdas macias. 

Realize a tarefa uma ou duas vezes por semana até eliminar todo pelo solto. Se tiver alguns nós, escove com muito cuidado ou utilize um desembaraçador. No final, limpe bem a escova com água e sabão. 

Os coelhos são animais naturalmente higiênicos, mas de vez em quando ficam sujos e fedidos
Reprodução Pinterest
Os coelhos são animais naturalmente higiênicos, mas de vez em quando ficam sujos e fedidos

Nunca corte o pelo do coelho. Se estiver muito embaraçado e achar que precisa ser aparado, leve ao veterinário e deixe essa função com um profissional.

Banho

Caso seu coelho não esteja inteiramente sujo, limpe somente a área afetada. Coloque amido de milho no local e escove. Repita o processo até tudo estar limpo. Mesmo que o roedor esteja imundo, o recomendado é utilizar esse método a seco, pois ele pode ter hipotermia ou entrar em estado de choque se for mergulhado na água.

No entanto, caso o amido de milho não resolva, umedeça um pano com água morna e esfregue com cuidado a região suja. Tome cuidado para o líquido não molhar sua pele. Depois, seque muito bem.

Conheça as principais doenças que atingem o coelho

Se nem esse método resolver, a saída é dar banho. Utilize água morna e um shampoo específico para coelhos — se não encontrar, produto com pH neutro para bebês serve. Não molhe seu rosto para evitar que o sabão entre em contato com olhos, orelha, nariz ou boca. Enxágue bem e seque com uma toalha. Utilize um secador de cabelos na temperatura fria e mantenha o jato distante.

Lembre-se de dar banho apenas nos períodos de calor e não force caso o roedor esteja relutante. Esta prática deve ser realizada no máximo duas vezes ao ano, pois causa muito estresse e destrói a camada natural de proteção. 

Limpando as glândulas de odor

Próximo ao ânus, existem glândulas odorífera que produzem mau cheiro. Para limpar a área, mergulhe uma bola de algodão ou um cotonete em água morna. Esfregue calmamente até remover toda secreção. O coelho pode ficar nervoso durante a limpeza, então peça ajuda a alguém para segurá-lo e fazer carinho. Se as glândulas odoríferas forem limpas regularmente, dificilmente o roedor ficará fedido e sujo. 

Os banhos devem ser realizados no máximo duas vezes ao ano, pois causam muito estresse ao coelho
Reprodução Pinterest
Os banhos devem ser realizados no máximo duas vezes ao ano, pois causam muito estresse ao coelho

Caso tenha muita secreção acumulada, só água não irá resolver. Então, coloque algumas gotas de shampoo para coelhos numa tigela com água morna. Mergulhe o algodão e passe sobre a área suja delicadamente. 

Olhos, orelhas e dentes

Para eliminar as remelas secas ou úmidas dos olhos, utilize uma gaze esterilizada e umedeça com água ou soro. Limpe com cuidado para a região não ficar irritada. Não se esqueça de limpar antes as mãos, evitando que germes sejam transmitidos. As orelhas são limpas da mesma forma que os olhos: umedeça uma gaze e passe delicadamente. 

Aprenda a cortar corretamente as unhas do seu coelho

Já os dentes não necessitam de limpeza. Eles precisam apenas ser desgastados para não crescerem demais. Ofereça bastante feno, pois ajuda a prevenis desvios. Por fim, se notar qualquer anomalia em alguma parte do corpo, leve o coelho imediatamente no veterinário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!