Apesar das perninhas curtas e do tamanho diminuto, o hamster adora brincar como qualquer outro animal de estimação. Pode não parecer, mas esses roedores são muito agitados, espertos e curiosos, então precisam de distrações para não ficarem entediados. É por isso que é comum vermos hamsters dentro de rodinhas se divertindo por horas. 

Saiba como conquistar e ganhar a confiança de seu hamster

Além de matar o tempo, brincadeiras também são importantes para o hamster se exercitar e atividades físicas são imprescindíveis para garantir a boa saúde. Dessa forma, é interessante reservar um tempo todos os dias para brincar com o bichinho, seja dentro ou fora da gaiola. 

Brincando fora da gaiola

O hamster de vez em quando precisa sair da gaiola para se exercitar
reprodução shutterstock
O hamster de vez em quando precisa sair da gaiola para se exercitar

Antes de tirar o hamster da gaiola, lembre-se de tornar o ambiente seguro. Deixe fios elétricos fora do alcance, tampe possíveis esconderijos, recolha objetos minúsculos e mantenha os outros animais presos, caso tenha mais de um em casa. Depois dessa etapa, pegue o roedor e escolha uma das opções de brincadeiras.

Chiqueirinho

Comprar ou construir um chiqueirinho é uma forma segura de brincar com o pet. Ele muda de ares e não corre o risco de fugir pela casa. É interessante espalhar brinquedos pelo cercado, como túneis, rodinhas, obstáculos para deixar divertido. Atente-se a escolher um chiqueirinho maior que a gaiola. 

Bola de exercícios

Comprar uma bola de exercícios, específica para hamster, é uma ideia interessante e divertida. Elas são encontradas em qualquer pet shop. Quando colocar o roedor, tampe bem e supervisione a brincadeira inteira. Prefira que ele se exercite em cima de um tapete ou numa superfície acarpetada para se mover com facilidade.

Seu hamster fugiu da gaiola? Saiba o que fazer para encontrá-lo

Soltar pela casa

Uma opção é soltá-lo em algum cômodo e deixar que explore sem limites. Os próprios objetos da casa podem ser obstáculos ou então é possível espalhar os brinquedos próprios do hamster pelo chão. Tenha muito cuidado para não se distrair e perder o animal pela casa. Caso isso aconteça não desista de procurá-lo. 

Brincando dentro da gaiola

Instalar uma rodinha na gaiola é uma dos métodos mais tradicionais para o hamster se exercitar
reprodução shutterstock
Instalar uma rodinha na gaiola é uma dos métodos mais tradicionais para o hamster se exercitar

Roda de exercícios

Esse método é o mais tradicional quando se trata de exercícios. A roda pode ser instalada na gaiola e ficará disponível para o bichinho usar quando sentir vontade. Opte por um modelo de plástico sólido ou de malha que seja grande o suficiente para o animal correr sem curvar a coluna. 

Brinquedos e obstáculos

Para deixar a gaiola mais interessante e divertida, é legal incluir diversos brinquedos e obstáculos. Você pode usar os mesmos colocados no chiqueirinho. Túneis, rodinhas e mordedores são alguns exemplos de brinquedos. É possível comprá-los em pet shop ou produzir em casa.  

Seu hamster está sujo e cheirando mal? Saiba como dar banho corretamente

Apesar do hamster geralmente gostar de brincadeiras, não o force. Veja antes se ele está disposto a se divertir com você, se não deixe para outro momento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!