Nem todos os animais precisam de banhos regulares igual os cães. Pets como o gato e o hamster são naturalmente limpos e higiênicos, então o contato com a água é só em casos extremos. Roedores e felinos passam boa parte do seu dia limpando a pele com a língua. Faz parte da rotina e natureza os cuidados com o pelo. 

Mais:  Saiba quais cuidados que se deve ter com um hamster

E de fato esta forma de higiene é realmente eficiente. É por isso que banho é algo muito raro e até desnecessário para um  hamster . Além disso, banhar regularmente o roedor não faz bem para a saúde. Entrar em contato com grandes quantidades de água irá tirar os óleos naturais que protegem a pele e que atuam como reguladores da temperatura corporal. Ou seja, banho é uma medida que deve ser tomada em último caso.

O hamster é um animal naturalmente limpo, como os gatos
Reprodução Pinterest
O hamster é um animal naturalmente limpo, como os gatos


Entretanto, se o roedor estiver muito sujo e cheirando mal, realmente será preciso limpá-lo através de banhos especiais para o hamster. Caso ele esteje realmente bem sujinho ou com resíduos presos a pele, é recomendado dar um banho a cada duas ou três semanas. Veja uma lista abaixo com cinco opções de limpeza para estes roedores. 

1. Banho de areia

Essa é uma das melhores opções para limpar o hamster. Ela é menos estressante para o animal e simples para o dono. Se ele não estiver extremamente sujo, o banho de areia irá resolver. Primeiro, vá a uma loja de animais e compre uma areia específica para roedores esterilizada - areia para chinchilas também servem. Coloque-a em uma vasilha que comporte o hamster confortavelmente. 

Depois, ponha o animal dentro do recipiente. Ele irá rolar pela areia que fará a sujeira sair naturalmente. Está é uma das melhores formas de limpeza já que o roedor irá gostar de se esfregar na areia. É um método simples e eficaz. 

2. Escovação

Às vezes o hamster não está cheirando mal, mas tem resíduos no pelo. Veja se não é possível retirar a sujeira apenas escovando o pelo ou cortando uma parte. Por exemplo, se um pedaço de bala por acaso grudou no animal, cortar os pelos do local já irá resolver. 

O banho de areia é umas das melhores opções para limpar o hamster
Reprodução Pinterest
O banho de areia é umas das melhores opções para limpar o hamster


3. Banho a seco

Em lojas de animais é possível encontrar um shampoo seco especial para roedores. Não utilize nenhum outro produto semelhante, apenas o que vende em pet shops. Coloque o hamster em cima de uma toalha e vá pulverizando o shampoo por todo o corpo, exceto a cabeça. Utilize uma escova de cerdas suaves e penteie delicadamente o roedor, de forma que o produto seja espalhado uniformemente. Faço tanto a favor como contra o pelo para que a sujeira seja eliminada totalmente. Caso prefira, nas lojas também vendem toalhas úmidas para roedores.

Veja também:  Nomes para hamster: confira uma lista com sugestões bem legais

4. Usando pano úmido

Coloque um ou dois copos de água, em temperatura ambiente, numa bacia. Adicione uma gota de shampoo para animais sem cheiro. Não deve fazer espuma, se não você colocou produto demais e deve recomeçar. Umedeça uma toalha na bacia e esfregue - no sentido do pelo - com bastante cuidado no hamster. Vá limpando todo o copo calmamente. Envolva o animal numa toalha seca e remova qualquer resquício de água ou umidade.

5. Banho com água

Essa opção de banho só deve ser escolhida em último caso, como ter entrado em contato com substância tóxica, ser alérgico a shampoo a seco, o pano úmido não ter resolvido, entre outras situações. Para dar este banho, encha um recipiente não muito fundo com água morna. Não molhe a cabeça do hamster e tente ser o mais delicado possível, pois será um momento estressante para ele. 

Banho com água só deve ser feito em casos raros
Reprodução Pinterest
Banho com água só deve ser feito em casos raros


Se só a água não remover a sujeira, compre shampoo ou sabão especial para roedores, suave e sem cheiro. Use uma quantidade bem pequena de produto. Tome cuidado para ele não entrar em contato com o rosto do animal. Enxague-o até retirar completamente o shampoo. Seque-o com uma toalha macia, de forma bem delicada. Não use secador de cabelo. 

Durante o banho, seja o mais rápido possível. Como já foi dito, hamsters não gostam desta forma de limpeza e podem ficar nervosos. Tente aproveitar o tempo ao máximo. Além disso, dê o banho num dia quente se for possível, pois eles são muito suscetíveis à friagem.

Leia mais:  Você sabe se seu hamster é macho ou fêmea? Veja como descobrir o sexo

Fique atento se o mau cheiro do hamster não é decorrente da falta de limpeza da gaiola. Então, antes de pensar em banhar o animal, higienize sua casinha. Se não for suficiente, o banho pode ser considerado. Fora isso, saiba que odor ruim pode significar doença. Leve-o ao veterinário para realizar exames. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!