É difícil encontrar alguém que não ache um hamster fofo. Ele é pequeno, rechonchudo, tem dentes grandões e é todo engraçadinho. As crianças são apaixonadas por este roedor. Mas, apesar da aparência fofa, ele não tende a confiar facilmente em seus donos. 

+ Seu hamster está sujo e cheirando mal? Saiba como dar banho corretamente

Na verdade, nosso tamanho gigantesco comparado ao do  hamster  o assusta. Ele nos considera ameaças e se sente retraído, podendo até morder sempre que chegar perto. É por isso que, se deseja criar uma boa relação com seu animalzinho, é preciso provar que é digno de confiança. Mas como fazer isso? 

Não é uma tarefa difícil, só necessita de paciência e bastante calma. Aos poucos ele irá perceber que você é uma pessoa que só deseja amá-lo. Basta seguir este passo a passo que o roedor não terá mais medo de você.

1. Se acostumando com o novo lar

Assim que levá-lo para casa, dê um tempo para se acostumar com o novo lar. O hamster precisa conhecer sua gaiola e todo o ambiente ao seu redor. Por isso, sua "casinha" precisa ficar em um local adequado, de preferência quentinho e pouco movimentado. Após alguns dias, o animal estará familiarizado com a rotina e já terá demarcado seu território. 

2. Estabelecendo contato

No início, o hamster pode ficar com medo de você e te considerar uma ameaça, então se aproxime da gaiola com cuidado. Não chegue fazendo barulho ou tentando pegá-lo, pois será traumatizante. Aproxime-se de forma lenta e silenciosa. Converse, para que ele se acostume com o som de sua voz, e passe alguns minutos próximo da gaiola para ver como reaje a sua presença. Se correr e se esconder é sinal de que ainda esta desconfiado, mas caso esteja relaxado e realizando as atividades normalmente significa que se acostumou com você. 

+ Nomes para hamster: confira uma lista com sugestões bem legais

Mesmo que o hamster já aceite sua presença, não interrompa o processo de adaptação. Continue conversando e, se possível, deixe petisco no fundo da gaiola. Dificilmente ele irá confiar em você a ponto de pegá-los da sua mão. Comece a interagir com ele quando estiver alerta, ou seja, na parte da noite. 

3. Conhecendo a sua mão

É claro que você deseja pegar seu hamster, mas ainda não é a hora. Antes ele precisa se acostumar com a sua mão, então precisa ter certeza que ela não é uma ameaça. Permita que ele a fareja e mordisque, pois é uma forma de conhecer e investigar. Deixe a mão da forma menos ameaçadora possível, com os dedos retraído e evite retirá-la subitamente. Conforme ele vai se acostumando com ela, começe a oferece petiscos e fazer carinhos no roedor. Com o tempo irá aceitar comidinhas direto da sua mão. 

4. Pegando o hamster

Assim que o animal estiver familiarizado com sua mão, junte as duas e coloque dentro da gaiola. Espere que o roedor suba nelas. Só o retire da gaiola se perceber que está calmo e não existe a chance de pular de suas mãos. Se tudo estiver ok, tire-o da "casinha", preste atenção em seus movimentos e o mantenha as mãos firmes. 

Não chacoalhe, sacuda ou levante seu hamster de forma brusca, para que ele não se machuque e nem se assuste com você. Se parecer agitado, dê um petisco, faça carinho e tente acalmá-lo através de conversas. Veja se está fazendo um som, como um guincho, pois isso é sinal de medo. Caso continue guinchando, devolva-o a gaiola. 

Pegue-o todos os dias por alguns minutos para que ele se acostume. Aumente o tempo do hamster em suas mãos gradativamente. Depois se segurá-lo, coloque na gaiola de forma delicada e lenta. E não se esqueça se sempre lavar as mãos antes de pegar o roedor. 

+ Você sabe se seu hamster é macho ou fêmea? Veja como descobrir o sexo

Seguindo estas dicas, o hamster irá confiar em você e pegá-lo será bem fácil. Entretanto, saiba que pode demorar um pouco e não dá para desistir, e por fim, jamais o force a fazer algo que não queira. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!