Por mais que tenhamos muito cuidado com os nossos pets, alguns deslizes podem acontecer. Por exemplo, quem é que nunca esqueceu a portinha da gaiola do hamster após abrí-la para colocar comida ou trocar a água? Ele pode fugir nesse meio tempo e causar bastante preocupação.
+ Utilizar vinagre de maçã na rotina dos cães é realmente seguro?
Existem certas atitudes que precisam ser tomadas neste momento mais do que assustador. Preparamos um passo a passo de como encontar o hamster antes que ele fuja para ambientes externos. É só seguir essas dicas que o seu pet estará a salvo.
Feche tudo
É uma dica óbvia, mas na hora do desespero é importante pensar nela. Os hamsters costumam gostar de locais escuros e fechados, portanto, dificilmente estará no quintal, na sacada ou em locais iluminados. Sendo assim, feche todas as portas e janelas.
Apague as luzes
Como dito no item anterior, os hamsters adoram locais escuros e irão permanecer neles se estiverem confortáveis. É claro que esta opção só é válida se você possuir uma lanterna para conseguir enxergá-lo!
Afaste crianças e animais de estimação
O animalzinho está solto e vulnerável, todo cuidado é pouco para não pisar nele. Se houver outro animal na casa, é preciso também evitar que ocorra um ataque. Então coloque todo mundo em um local onde o hamster não iria e procure-o sozinho.
Faça armadilhas
Como? Pensando no que ele mais gosta de comer. Pegue o petisquinho que o agrada e faça uma trilha bem saborosa. Ele não virá de prontidão, mas com certeza em determinado momento a armadilha irá atiçá-lo.
+ Cachorra quase morre após ser pintada com tinta para cabelos
Outra opção é estender algumas folhas de papel alumínio no chão, assim quando o hamster pisar, você conseguirá ouvir.
Veja todas as madeiras da casa
Pense em móveis grandes com repartições e que sejam vasados ou estavam com as portas abertas. Conhece o ditado “um bom filho a casa retorna”? Então, não esqueça de verificar sua própria gaiola e até mesmo os locais que ele fora encontrado em outras tentativas de fuga.
Fique com os ouvidos bem atentos
Às vezes o animal pode estar mais próximo do que você pensa, nestes casos, é possível escutar sua respiração e até ele arranhando algum móvel. Tente andar devagar, não só para não pisar no pet, mas também para não fazer muito barulho e assustá-lo.
Você o encontrou!
Fique com uma vasilha em mãos, assim será mais fácil enclausurá-lo já que nessas horas, na pressa de pegá-lo, você pode acabar apertando-o demais.
+ Burro ajuda rebanho a fugir e é preciso reforços para capturá-los
Uma dica importante nestas ocasiões é não se desesperar. Caso você esqueça de fechar a gaiola e o hamster fuja, fique calmo(a)! A tranquilidade é necessária para que a procura seja feita da maneira correta.