Você deseja montar um aquário mas não sabe quais espécies de peixes escolher? Fique tranquilo porque isso tem solução. Antes de tudo, é preciso escolher um aquário. Ele irá determinar quantos animais pode criar num mesmo ambiente. Obviamente, um recipiente pequeno consegue abrigar um ou dois peixes, e os de tamanho grande tem capacidade para mais espécies.
Mais: Como cuidar de um aquário de água doce
Na hora da compra, consulte um vendedor e explique suas preferências. Ele irá indicar o melhor aquário e todos os utensílios necessários para a limpeza. É recomendada a compra de filtro, principalmente para grandes recipientes. Ele é um fator importante para garantir a saúde das espécies de peixes . Decore o aquário para deixá-lo parecido com o ambiente natural, como pedras, areia, esconderijos e plantas articiais.
Depois de seguir esses passos, está na hora de encher o ambiente com peixinhos. Comece aos poucos. Geralmente, as pessoas gostam de ter um grande aquário, com vários animais exóticos e coloridos, mas lembre-se: você é iniciante e não tem experiência. Estas espécies diferentes costumam ser delicadas e de saúde frágil. Por isso, novatos devem buscar peixes resistentes, pacíficos, fáceis de cuidar e que se adaptam a viver com companheiros.
Além disso, não encha o recipiente de uma vez. Compre poucos peixes na primeira semana, na próxima mais um pouco e vá completando a fauna aos poucos. Fique atento se a espécie é de cardume ou não, porque se for, será preciso montar um e mantê-lo. Outra dica é não misturar diversos tipos de peixes em um mesmo aquário. Procure ter poucas espécies em maior número do que inúmeras espécies diferentes e pouca quantidade.
Depois se seguir todas essa recomendações, é preciso escolher quais peixes criar no aquário. Abaixo segue uma lista dos mais recomendados para iniciantes. Estas espécies são facilmente encontradas em pet shops e em preços baixos, confira.
Labirintídeos
Estes são os peixes mais populares do mundo. Dentre eles, os mais conhecidos são o Betta, Paraíso e Colisa. Os labirintídeos são rústicos e podem viver em água pouco oxigenada, pois retiram ar da atmosfera. Para quem deseja ter uma criação, eles são fáceis de reproduzir. Exemplos de espécies são Betta, Colisa, Peixe Paraíso, Gourami Azul, Beijador e Trichopsis vittatus.
Veja também: Quer ter um aquário marinho em casa? Saiba como cuidar
Coridoras
São peixes pequenos, pacíficos e necessitam viver em grupo. Convivem bem com outras espécies, perfeitos para grandes aquários. São bem resistentes, pois sobrevivem em aquários pouco oxigenados. Os coridoras são peixes que nadam no fundo para procurar comida. Existem espécies que morrem rapidamente, mas tem outras bem duradouras, e por isso são bons para iniciantes. Alguns exemplos são: Coridora Bronze, Coridora Leopardo, Coridora Gambá, Coridora Cauda-manchada, Coridora Mascarada ou Coridora Panda.
Peixes Arco-íris
Eles chamam atenção por serem bem coloridos. Este tipo de peixe são para donos que querem um aquário com bastante cor. Precisam viver em grupos com mais de seis peixes para crescerem estáveis e felizes. São um poucos mais caros do que os outros da lista, mas são ativos e relativamente fáceis de cuidar. Basicamente, precisam de um aquário grande para se moverem e água entre 22 e 26ºC. Exemplos de peixes são o australiano, o Arco-íris Boesemani e o Arco-íris Turco.
Ciprinídeos
É uma família bastante extensa, que tem como característica a forma alongada, compressão lateral, grandes escamas e dentes na parte traseira da laringe. Os ciprinídeos precisam viver na companhia de seus semelhantes. São ativos, resistentes e fáceis de cuidar. Raramente ultrapassam dos 5 cm, mas existem as exceções. Dentre os peixes desta família, os ideias para iniciantes são Danios, Neo Chinês e Rasboras.
Mais: Mergulhador tem peixe como melhor amigo e o encontra todos os dias há 30 anos
Informe-se mais a fundo sobre estas espécies de peixes para saber como cuidar e qual se adaptar melhor ao que você tem a oferecer. Com tempo e experiência será possível aumentar seu aquário ou até ter espécies exóticas.