Assim como prática da domesticação de cachorros e gatos , a criação peixes em espaços delimitados foi iniciada há milênios, pelos Sumérios, por volta de 3.000 a.C. Esse povo vivia às margens do rio Tigre e Eufrates e criavam açudes para facilitar a alimentação. Com essa prática eles descobriram a função terapêutica da observação dos peixes. O aquário como conhecemos hoje em dia surgiu alguns séculos depois.
Porém, a função dessa criação de peixes em espaços delimitados foi modificada. Hoje em dia o aquário é utilizado, na maioria das vezes, para enfeites de ambientes como salas de casas e estabelecimentos comerciais. A opção é escolhida não só pela beleza, mas pelo fato de não dar muito trabalho. Isso porque se a estrutura for montada da forma correta, a necessidade de manutenção será mais fácil.
Filtro para o aquário
O filtro externo é a peça mais importante para a manutenção do aquário, já que ela é responsável por bombear a água, oxigená-la e manter bactérias capazes de eliminar impurezas. Dessa forma o filtro fica responsável pela limpeza do aquário e a manutenção da saúde dos peixes de água doce.
Decoração do aquário
A decoração do aquário serve para criar um ambiente parecido com o natural, ou seja, com o fundo de um rio. Pedras, areia, esconderijos e plantas artificiais são vendidas para essa ambientação. Na hora da compra é preciso ter atenção na qualidade dos objetos para não prejudicar os animais. Evitar objetos pontiagudos, de ferro que possam enferrujar ou de plástico são cuidados importantes.
Os peixes do aquário
A quantidade de peixes deve ser compatível com o tamanho do aquário. Não adianta economizar no aquário, no filtro externo ou na decoração para comprar a maior quantidade de peixes de água doce possíveis. Pense numa rua pequena com o número de carros muito maior do que é capaz de comportar, os veículos não conseguem circular normalmente e isso pode acarretar em brigas e acidentes, por exemplo. Com os peixes é a mesma coisa, caso não haja espaço suficiente eles podem se estressar e atacar uns aos outros.
Por isso, para não ter dor de cabeça é preciso levar em conta o tamanho dos peixes, do aquário e o espaço disponível para ele. O preço médio de aquários para peixes ornamentais vai de R$ 19,90 até R$ 300,00.
Lavagem do aquário
Há uma prática antiga adotada por muitas pessoas de retirar tudo do aquário e lavá-lo com sabão. Isso não precisa mais ser feito porque a qualidade das rações e dos filtros melhoraram muito. Hoje em dia o mais correto é retirar metade da água e repor a mesma quantidade com água limpa. Se nessa trocar perceber que o líquido está um pouco turvo, algo pode estar errado com o filtro.