Tamanho do texto

Algumas dicas podem ensinar a fazer um curativo em casa

Cães costumam ser agitados e brincalhões. Não é raro se machucarem, por ter caído do sofá ou simplesmente porque estava se divertindo no parque. Nessas horas, muita gente leva o pet no veterinário para resolver o problema, mas às vezes é possível curar as feridas feridas em cachorro em casa mesmo, com algumas receitas ou dicas de primeiros socorros.

+Seu pet se machucou? Confira as dicas de primeiros socorros

Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro
Reprodução/ Redes Sociais
Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro


Assim como crianças que tropeçam e ralam o joelho ou cotovelo, os animais também são estabanados e podem ganhar pequenos cortes nas patas ou alguns ferimentos. Mas em poucos passos o tutor já consegue fazer um curativo e resolver boa parte do problema, sem a necessidade de ir até o médico. Embora seja importante lembrar que em casos mais graves o veterinário deve avaliar as  feridas em cachorro , para indicar medicamentos ou um tratamento mais eficaz.

Primeiro, é essencial analisar o tipo de ferimento apresentado pelo pet. Arranhões e pequenos cortes não costumam ser difíceis de tratar e logo saram, além do tratamento poder ser feito em casa mesmo. Caso esteja sangrando, basta esperar estancar, com uso de uma gaze. Para isso, é só colocar pressão sobre a ferida - desde que não seja com muita força para evitar maiores machucados. 

+Seu pet pode ser protegido de parasitas com alguns cosméticos naturais

Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro
Reprodução/ Redes Sociais
Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro

Se o ferimento for mais exposto e chegar a mostrar músculos e tendões, já é bem mais sério e precisa de cuidados do médico. Ainda mais se o corte for muito profundo e apresentar sangramentos. Quando o cachorro recebe uma mordida, por exemplo, deve ser levado às pressas, porque pode pegar doenças, como a raiva, ou bactérias e infecções. Dependendo do quadro do animal, o ideal é o veterinário dar alguns pontos para unir a pele dilacerada.

Como fazer o curativo na pata do cão?

Inicialmente é importante limpar o local ferido com água morna (o que ajuda a acalmar o cachorro) e sabão, para tirar todos os possíveis agentes infecciosos. Cortar os pelos no entorno do machucado também ajuda a evitar que mais sujeira e bactérias entrem em contato com o organismo do animal.

É sempre bom lembrar que essas feridas são portas de entrada para várias infecções e corpos estranhos. E também tenha em mente que o animal estará em uma situação desconfortável e bastante incomodado, então é necessário ter paciência.

+Aprenda como se defender de um ataque de cachorro bravo

Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro
Reprodução/ Redes Sociais
Seu pet machucou a pata? Saiba como tratar feridas em cachorro

Se o ferimento apresentar inflamação, é possível controlar esse problema com um pouco de gelo. Além disso, a água oxigenada é fundamental no processo de cura, basta aplicar um pouco do líquido no pano limpo e colocar sobre o machucado. Pomadas cicatrizantes são indicadas, mas devem ser recomendadas apenas pelo médico veterinário.

Depois desse processo, a ferida deve estar em contato com o ar, para respirar e não desenvolver ainda mais problemas. Para que o cão não pegue infecções, a área deve ser limpa constantemente, já que ficará aberta o tempo todo. É comum, ainda, os cães lamberem a região prejudicada, porém isso deve ser evitado, uma vez que adia a cura da pata. Se o cachorro mantiver esse mania frequentemente, um colar elisabetano (ou cone), pode ajudar a contê-lo até melhorar. Assim, as feridas em cachorro podem sarar de forma rápida.

+Queda de pelo e muita coceira? Saiba como tratar a dermatite canina

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.