Já aconteceu de você estar na rua e, de repente, aparecer alguém andando com um cachorro bravo na calçada? Isso é muito comum, principalmente em pistas de corridas e parques, onde os pets são bem-vindos.  

+Saiba tudo sobre o uso da focinheira em cachorros

Saiba como lidar com um cachorro bravo
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba como lidar com um cachorro bravo


Por isso, ser atacado por algum cachorro bravo não é impossível e é mais comum do que muitos pensam. Carteiros e motoqueiros costumam ser as principais vítimas desses cães e, apesar de parecer engraçado, pode ser bem perigoso. Fiéis e dispostos a defender os tutores, o cachorro pode atacar pelo simples instinto de defender seu território.

E se alguma vez a pessoa levar uma mordida ou for machucada pelo cão? Alguns passos podem ajudar a lidar com a situação:

O que fazer se eu for atacado?

O primeiro ponto é manter a calma. Independente do lugar em que foi atacado não tente revidar ou contra-golpear o cachorro, isso pode piorar muito a situação. Alguns veterinários e especialistas indicam que a pessoa pode tentar escapar, mas deve ter uma rota certeira para não correr o risco de ser alcançada pelo cachorro. A dica é procurar portas abertas ou locais visíveis que possuam estrutura para se esconder. 

Tem medo de algum cachorro bravo? Saiba como se livrar de um ataque
Reprodução/ Redes Sociais
Tem medo de algum cachorro bravo? Saiba como se livrar de um ataque


Mas e se eu não tiver para onde correr?

Ainda que você esteja calmo e tente correr de forma cautelosa, se não tiver como escapar o melhor é evitar movimentos bruscos, já que podem provocar o animal. Essa atitude impede que você leve algum tombo e impeça que o animal dê voltas ao redor do seu corpo. Se tentar correr, procure proteger sua cabeça e seu pescoço: o instinto dos cães faz com que eles circulem em volta da vítima a fim de mordê-la por trás. 

+E se seu pet fugir? Use a placa de identificação para protegê-lo

E se a pessoa estiver com algum objeto nas mãos?

Se você estiver com algum objeto nas mãos, como uma mochila, uma pasta ou um pacote, coloque-o na sua frente para que este seja a primeira opção para o cão morder. Assim, ele não irá te atacar diretamente e suas pernas e braços sairão ilesos. Logo que ele avançar no objeto, faça pequenos movimentos para que a atenção do animal esteja o tempo todo no objeto, de forma que ele não parta para cima de você. 



Fui mordido, e agora?

"Mesmo tomando todas as atitudes anteriores fui atacado. O que devo fazer?". Tente não entrar em pânico e não se mexer. Para não te machucar mais, procure não retirar o membro atacado de dentro da boca do cachorro. Aos poucos ele vai acabar soltando sem que você sofra ferimentos maiores, é só ter paciência.

O recomendado é que você junte os braços, tente proteger o pescoço e também esconda o rosto com as mãos. Isso é importante porque, se a mordida atingir uma veia do pescoço, por exemplo, pode reduzir as chances da vítima sobreviver.

+Cinto de segurança para pets é importante? Saiba tudo sobre o assunto

Tome cuidado com qualquer cachorro bravo na rua e evite manter muito contato visual ou fazer carinho em pets que você não conhecia antes. Alguns parecem fofos, mas podem ser mais ferozes do que você imagina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!