Qual dono nunca deu uma comida diferente da ração para seu cachorro? Quando se trata de frutas, a oferta pode ser benéfica para o animal, já que esses alimentos apresentam efeitos terapêuticos em alguns casos e servem como fontes de vitaminas e energia. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. 

Leia também: Alimentação natural melhora a qualidade de vida dos pets

Oferecer frutas para o cachorro pode ser uma forma de complementar a alimentação deles
Shuttersock
Oferecer frutas para o cachorro pode ser uma forma de complementar a alimentação deles

Ursula Raquel do C. F. da Silva, professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, explica que os principais cuidados que devem ser tomados ao dar frutas para o cachorro são a frequência na oferta das frutas, idade do animal, quantidade ingerida (pequenas porções) e a presença de patologias. 

"As frutas, inclusive as cascas e as sementes, podem servir como fonte de fibras na alimentação animal e reduzir os níveis pós-prandiais de glicose, triglicérides e colesterol do sangue, podendo ser especialmente importantes em  dieta terapêuticas para cães obesos ou diabéticos. Por outro lado, animais com reações alérgicas alimentares ou com episódios de diarreia não serão beneficiados pelas frutas, principalmente algumas que aumentam a massa fecal e o peso das fezes, estimulando o peristaltismo intestinal. Cada caso é único e precisa ser avaliado pelo médico veterinário", afirma Ursula. 

Mas, de modo geral, o dono pode oferecer diferentes tipos de frutas para seu cachorro. O importante é enxergá-las como um complemento alimentar e não substituir a ração, além de tomar cuidado com o tipo oferecido. 

As frutas mais indicadas para cachorros

A maçã é uma das frutas indicadas para cachorro
Shuttersock
A maçã é uma das frutas indicadas para cachorro


  • Maçã e Pera: Ricas em vitamina A e C, essas frutas devem ser consumidas sem o miolo e caroços, já que contêm cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular;
  • Banana: Fonte de potássio, sódio e biotina, a banana deve ser oferecida apenas como um petisco, por conter muito açúcar;
  • Morango: Fonte de vitamina C, o morango é outra fruta que também deve ser oferecida com moderação;
  • Melancia: Ótima opção para hidratar o pet no verão, a melancia tem vitamina C, A e B-6, além de muita água. É importante tirar os caroços para oferecer ao cão;
  • Pêssego: Fonte em vitamina A, o pêssego deve ser oferecido ao pet sem o miolo e os caroços;
  • Manga: Rica em vitaminas B6 e C, a manga deve ser oferecida ao animal sem o caroço;
  • Abacaxi: Fonte de várias vitaminas, minerais e fibras. Pode ser oferecido, desde que em baixíssima quantidade devido à acidez. 

Frutas proibidas para os cachorros

  • Uvas: São tóxicas para os animais e podem causar lesões renais;
  • Caqui e algumas frutas cítricas: Podem irritar o estômago devido à acidez;
  • Abacate: Pode causar vômito e diarreia;
  • Carambola: Desaconselhável para animais com histórico de problemas renais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!