Tamanho do texto

O consumo de leite de vaca costuma causar sérios problemas digestivos, como diarreia, vômitos e alergias

O leite de vaca é um alimento comum na dieta dos seres humanos. Além de ser consumido puro, é usado na preparação de receitas e derivados. Fonte de vitaminas e minerais, o lacticínio é importante no fortalecimento dos ossos e na diminui os riscos de diversas doenças. Diante de tantos benefícios, é de se esperar que os animais de estimação também possam consumi-lo, certo?

Leia também: Os cachorros bebem leite?

Não exatamente. O leite de vaca é um alimento extremamente controverso, tanto para humanos quando para pets. Boa parte das pessoas é intolerante à lactose, ou seja, tem dificuldades para digerir o leite, ocasionando efeitos colaterais como desarranjos intestinais e flatulência. Esse problema também é observado nos bichinhos, ainda mais quando adultos. Por isso a bebida não é tão indicada.

Entendendo o organismo dos mamíferos

Os recém-nascidos só precisam do leite materno para suprir suas carências e esse período deve ser respeitado pelos donos
reprodução shutterstock
Os recém-nascidos só precisam do leite materno para suprir suas carências e esse período deve ser respeitado pelos donos

Para conhecer os perigos que o leite oferece, é preciso entender que as necessidades nutricionais dos pets mudam conforme crescem. Os recém-nascidos, por exemplo, só precisam do leite materno para suprir suas carências. Nessa fase, os filhotes produzem uma grande quantidade da enzina chamada "lactase", cuja função é digerir as moléculas da lactose.

Durante o período de desmame, a produção de lactase diminui gradativamente. Nessa época também ocorre a transição alimentar, em que o filhote deixa de tomar leite para experimentar alimentos sólidos. É uma das transformações mais importantes do organismo, pois prepara o pet para vida adulta. 

No fim de desmame, o organismo do animal produz lactase em níveis muito baixos e, na maioria dos caso, quase nulos. Isso significa que seu corpo já esta preparado para "deixar" o leite materno para trás e comer outros alimentos. Como consequência, a pouco ou nenhuma presença de lactose faz com que o corpo tenha dificuldades para digeri-la.

Leia também: Quando meu filhote de gato pode largar o leite e comer ração?

Em resumo, a maioria dos cães e gatos se tornam intolerantes à lactose quando crescem. É por isso que o consumo de leite de vaca (ou outros mamíferos) causa sérios problemas digestivos, como diarreia, vômitos, alergias, etc. O recomendado é respeitar as capacidades, limites e necessidades do organismo do pet. 

Claro que nem todos os bichos têm problemas para digerir o leite. Nesses casos, não existem motivos para que o alimento não faça parte da dieta. Consulte o veterinário quando fizer alterações na alimentação. 

Os perigos de oferecer leite de vaca aos filhotes

O leite de vaca é um alimento extremamente controverso, tanto para humanos quando para pets
Reprodução Pinterest
O leite de vaca é um alimento extremamente controverso, tanto para humanos quando para pets

O leite produzido pela vaca tem uma composição bem diferente do produzido pela fêmea. Por isso que, se for oferecido ao filhote, provocará sérios distúrbios digestivos. O organismo dos pequenos está preparado para consumir somente leite materno nessa fase e qualquer outro alimento não será bem recebido. 

O mais aconselhável, antes de adotar um bichinho, é respeitar o período de desmame. Cães e gatos separados prematuramente da mãe apresentam dificuldades de aprendizado, socialização e deficiência no sistema imunológico. 

Leia também: Afinal, gato pode beber leite ou não?

Caso adquira um filhote que ainda mama, uma solução é procurar uma "ama-de-leite". Como essa alternativa nem sempre é viável, consulte o veterinário para comprar fórmulas infantis em pó. Esses produtos foram desenvolvidos para suprir as necessidades do pet quando não há leite materno. E, quanto ao leite de vaca , está fora de cogitação usá-lo como substituto. 

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.