undefined
Reprodução Pinterest

A maioria das pessoas não sabe se gato bebe leite mesmo

Com certeza todo mundo já viu um bebendo leite em algum desenho animado. Na história em quadrinhos da "Turma da Mônica", por exemplo, o Mingau, gato da Magali, está sempre se alimentando com o líquido. Mas, você já parou pra se perguntar se gato bebe leite mesmo ou se a prática pode fazer mal á saúde dele?

Leia mais:  Frutas podem complementar a alimentação animal?

Assim como acontece com todos os mamíferos, o gato bebe leite da mãe quando filhote. Mas, além da composição ser diferente do industrial, o animal costuma se tornar intolerante à lactose após ser desmamado, uma vez que as enzimas para digestão dessa substância passam a ser produzidas em quantidades menores. Por isso, o leite pode fazer mais mal do que bem na tentativa de agradar o bichano com uma coisa que ele gosta bastante. 

O que pode acontecer se o gato tomar leite?

Como o animal se torna intolerante à lactose, os sintomas são parecidos com os dos humanos que possuem a doença. O bichano poderá ter muita diarreia, vômito e dor de estomago, o que ocasiona a perda de apetite e, consequentemente, a desnutrição. 

Por que alguns gatos não passam mal?

Isso acontece porque não são todos os gatos que desenvolvem intolerância à lactose. Então, se você está acostumado a dar leite para seu bichano e nunca percebeu nenhum tipo de efeito colateral causado pela prática, a bebida não faz mal para ele. 

É importante saber que dar leite ao gato não significa complementar a dieta dele, já que não estão presentes os nutrientes capazes de realizar essa função. Portanto, é apenas uma forma de agradar o animal. Vale pensar nisso e avaliar outras possibilidades que causam efeito parecido e ainda colaboram para a saúde, como as rações úmidas. 

Leia também: 10 alimentos proibidos para os gatos

Quando pode dar leite para o gato?

O organismo dos gatos está preparado para receber apenas leite materno, rico em proteínas, gordura e todas as substâncias que garantem um bom desenvolvimento nas primeiras quatro semanas de vida. Mas, tudo isso está presente apenas no líquido produzido pelas gatas, portanto não é recomendável oferecer o de vaca e industrializado para o gatinho. 

Então o que fazer para alimentar um filhote que foi abandonado ou é órfão? O mais indicado é encontrar uma mãe adotiva ou comprar um leite desenvolvido especificamente para esse uso. A cor dele costuma ser mais turva se comparado ao que estamos acostumados a tomar no dia a dia. 

Se o seu gato bebe leite todo dia e já está acostumado com isso, tudo bem. O importante é tomar cuidado com a quantidade que ele ingere e garantir que os nutrientes que ele precisa sejam repostos de alguma forma (ração). 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!