Muitos donos não sabem, mas oferecer aveia para cães pode trazer muitos benefícios. Além de ser facilmente encontrado nos mercados, esse cereal tem alto valor nutricional, com muitas fibras, nutrientes, minerais e antioxidantes. Possui também vitamina B, que ajuda a manter o pelo forte e brilhante, e ácido linoleico e ácidos graxos ômega-6, que mantêm a pele saudável e flexível.

Leia também: Vale a pena investir em ração grain free para o cachorro?

Contudo, apesar de todos esses benefícios, oferecer aveia para cães em grandes quantidades tem efeito contrário. Comer fibras demais pode causar diarreia e até mesmo vômitos. Então, para que o organismo do animal aproveite bem os nutrientes é importante oferecer poucas porções.

Outros benefícios que a aveia traz

Além de ser facilmente encontrado nos mercados, esse cereal tem alto valor nutricional, com muitas fibras, nutrientes, minerais e antioxidantes
reprodução shutterstock
Além de ser facilmente encontrado nos mercados, esse cereal tem alto valor nutricional, com muitas fibras, nutrientes, minerais e antioxidantes

A aveia pode ser excelente substituto do trigo, ideal para os pets que são alérgicos ao glúten. Além disso, também é rica em vitamina B5 e vitamina B9, contém zinco, ferro, magnésio, cobre, ácido fólico e biotina, nutriente que ajuda a manter a pelagem em perfeitas condições.

Por mais que seja um alimento com muitos carboidratos, é recomendado para cães acima do peso, pois as fibras ajudam a processar as gorduras presentes no corpo do bichinho. Ou seja, de certa forma acaba auxiliando na perda de peso. 

Os altos níveis de fibra só ótimos para regular o colesterol. Ajudam também na produção de glóbulos vermelhos e no processo circulatório do animal. Ademais, evitam problemas intestinais e digestivos, como a constipação, e auxiliam na regulagem da digestão e podem até prevenir gases. 

Leia também: Entenda a diferença entre alimentação natural e caseira para pets

Por último, esse alimento garante uma pelagem e pele mais saudáveis, fortes e brilhantes. Existem, inclusive, shampoos e cremes para cães feitos de aveia devido as suas propriedades nutritivas.

Como oferecer aveia ao cão?

Tome muito cuidado quando for comprar a aveia para cães, porque existem diversos tipos disponíveis nos mercados e alguns possuem aditivos
reprodução shutterstock
Tome muito cuidado quando for comprar a aveia para cães, porque existem diversos tipos disponíveis nos mercados e alguns possuem aditivos

Existem duas maneiras de oferecer aveia ao pet: cozida ou crua. Se optar por cozinhar, utilize água e jamais leite. Os peludos são muito sensíveis aos laticínios, por isso é melhor evitar. Lembre-se de oferecer o alimento morno para não causar queimaduras na boca do bichinho. 

Embora seja mais benéfica, a aveia crua é mais difícil de digerir. Caso prefira desse modo, ofereça em pequenas quantidades e junto das refeições.

Tome muito cuidado quando for comprar a aveia, porque existem diversos tipos disponíveis nos mercados e alguns possuem aditivos, como sabores e ingredientes extras. Esses suplementos contêm produtos químicos que são prejudiciais à saúde do animal. A aveia consumida pelo bichinho deve ser natural e livre de qualquer aditivo. 

A quantidade oferecida irá depender do tamanho, peso, raça e idade do seu companheiro. Em geral é recomendado uma pequena colher de chá para cada nove quilos de peso, sendo oferecido uma ou duas vezes por semana. 

Leia também: Conheça os petiscos para cachorro que são prejudiciais à saúde

Consulte o veterinário antes de oferecer aveia para cães ou fazer qualquer alteração na alimentação. Ele irá te instruir sobre a quantidade correta e quantas vezes o pet deve comer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!