Existem diversos modelos de petiscos para cachorro disponíveis nos pet shops. Há uma enorme variedade de sabores, texturas, formatos e aromas, desenvolvidos especialmente para atender todos os tipos de caninos. Contudo, nem todos trazem benefícios para a saúde e podem realmente fazer mal ao bichinho. 

Leia também: Biscoitos para cães podem fazer parte da dieta de seu amigo

A princípio, todas as guloseimas feitas para cães são apropriadas para o consumo. O problema está na composição de cada produto. Os donos devem ficar atentos aos rótulos dos petiscos para cachorro antes de comprar, pois determinados ingredientes não são indicados para a condição do seu companheiro. 

Além dos benefícios nutricionais, muitos petiscos têm propriedades higiênicas para os dentes e gengivas, ajudando no combate ao mau hálito e formação de tártaro
reprodução shutterstock
Além dos benefícios nutricionais, muitos petiscos têm propriedades higiênicas para os dentes e gengivas, ajudando no combate ao mau hálito e formação de tártaro

No caso dos pets obesos, por exemplo, a melhor opção são petiscos lights, já que possuem menos gorduras e calorias. Esses produtos foram desenvolvidos especialmente para animal com sobrepeso ou obesos, diferente das guloseimas tradicionais que tem alto valor calórico. 

Em contra partida, os filhotes são o público ideal para petiscos ricos em cálcio e proteínas, pois ajudam no crescimento e desenvolvimento. Já os pets idosos, os alimentos recomendados são aqueles de textura macia, que são mais fáceis de mastigar e digerir. 

Leia também: Veja as comidas comuns que podem matar seu cachorro

Além dos benefícios nutricionais , muitos petiscos têm propriedades higiênicas para os dentes e gengivas. Alguns dos componentes ajudam na prevenção do mau hálito e formação de tártaro, principalmente em cachorros adultos. Apesar de todas as vantagens, essas guloseimas devem ser oferecidas com moderação. 

Para os donos que são adeptos da alimentação natural, existe a opção de preparar petiscos caseiros usando frutas e legumes. Procure sempre usar alimentos frescos para manter a guloseima saborosa. 

Petiscos que são prejudiciais à saúde

Nem todos os petiscos para cachorro fazem bem para a saúde, por isso é importante estar atento ao rótulo dos produtos antes de comprar
reprodução shutterstock
Nem todos os petiscos para cachorro fazem bem para a saúde, por isso é importante estar atento ao rótulo dos produtos antes de comprar


Como já foi dito, nem todos os petiscos fazem bem para a saúde dos peludos. Confira uma lista dos itens que devem ser eliminados da dieta do pet.

  • Qualquer alimento temperado, salgado, adoçado ou frito são prejudiciais ao organismo do cão.
  • Doces com corantes, conservantes, aditivos químicos, etc., fazem muito mal. Opte sempre guloseimas naturais e orgânicas.
  • A maioria dos pets adultos é alérgico à lactose, por isso não é recomendado oferecer produtos de leite e seus derivados.
  • Apesar dos cães poderem consumir alimentos humanos, como carnes, frutas e vegetais, o nosso modo de preparo nem sempre é apropriado por causa dos temperos utilizados. Dessa forma, é melhor evitar oferecer itens assim. 
  • Obviamente, não devemos dar petiscos feitos com alimentos proibidos para cachorros, como chocolate, abacate, frutas cítricas, biscoitos, produtos industrializados, entre outros. 

Leia também: Quais alimentos de humanos o cachorro pode comer?

Por fim, lembre-se que a dieta não deve ser composta apenas de  petiscos para cachorro . O animal precisa de uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários. Busque ajuda profissional para montar o cardápio ideal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!