Quando os pais do filhote de passarinho não estão presentes ou rejeitam as crias, fica sob a responsabilidade dos donos cuidar deles. Uma das principais dificuldades é em relação à alimentação. O canário recém-nascido não pode comer alpiste, então é preciso preparar uma mistura de qualidade, equilibrada e nutritiva.
+ Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes
Como dificilmente se encontra um alimento tão completo em lojas de animais, a saída é produzir em casa. Dessa forma, os filhotes de canário estarão recebendo todas as vitaminas e nutrientes necessários para crescerem saudáveis.
Ingredientes base
Apesar da composição ser caseira, é necessário comprar ingredientes industrializados para servir de base da mistura. O primeiro deles é a pasta seca. Esse produto é encontrado facilmente em lojas de animais. O segundo é a farinha de rosca, que permite o enriquecimento da pasta com os componentes adicionais. Por fim, a farinha de trigo cozida de alta qualidade. A função dela é absorver água e deixar o alimento consistente. Se não achar esta farinha, troque por cuscuz.
Ingredientes adicionais
Depois de montar a base é preciso adicionar outros ingredientes. Eles que tornarão a papa completa e nutricionalmente rica. Porcure por:
- Mel
- Ovo: pode incluir a casca triturada para tornar a mistura mais rica em cálcio
- Nigrillo: sementes que ajudam a dar sabor a papa
- Colza cozida e lavada
- Levedura de cerveja: recomenda-se comprar a específica para aves
+ Saiba como ministrar remédio em pássaros usando conta gotas
Para potencializar ainda mais a papa, adicione complexos vitamínicos e minerais em pó. Esses produtos são vendidos em pet shops e é importante escolher o específico para aves. Outra opção é colocar ômega 3 e 6, muito bom em pequenas doses para o crescimento dos filhotes. É vendido em pequenos envelopes com um líquido que conta com essas propriedades.
Preparando a papa
Primeiro pegue um recipiente limpo e adicione a pasta seca e, em menor proporção a farinha de rosca. Misture bem até se tornar homogêneo e consistente. Depois acrescente o mel (pequenas doses), o ovo, nigrillo e a levedura de cerveja. Misture tudo muito bem até formar uma massa coesa.
Em seguida, pegue outro recipiente limpo e coloque a farinha de trigo cozida com 3/4 partes de água. Espere a farinha absorver todo o líquido e depois misture com a papa preparada em outro recipiente. Se precisar, utilize as mãos para tornar a massa homogênea. A consistência final deve estar esponjosa, suave, sem grumos, úmida e, ao mesmo tempo, solta.
Depois de pronto, separe um pouco da papa e o restante guarde em embalagens de até 1 quilo. Feche bem e coloque no congelador para conservar. Assim você sempre terá essa mistura pronta para alimentar os filhotes.
Por último, pegue a parte da mistura que não foi congelada e adicione uma colher de sopa do complexo vitamínico em pó, uma colher de sopa do complexo mineral em pó e um copo de colza cozida e lavada. Misture bem e sirva para os filhotes. Lembre-se que esses três ingredientes só devem ser colocados quando descongelar a papa em um novo recipiente.
+ Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros
Dicas
- Utilize uma seringa para alimentar os pássaros. Sem a mãe eles não conseguem pegar a comida sozinhos, por isso é necessário dar direto na boca
- Essa mistura serve para todas as épocas do ano, mas, se quiser, coloque mais ingredientes para diferenciar e oferecer algo diferente
- Antes de oferecer a papa, consulte o veterinário para ver se os filhotes de canário
não sofrem de carência nutricional e precisam de uma mistura específica