Nem todas as enfermidades que atingem os pets são facilmente identificadas pelos tutores e algumas delas podem evoluir de forma silenciosa, sem qualquer sintoma. No caso das aves é preciso levá-las de forma constante no veterinário, em especial se apresentarem qualquer sinal diferente no comportamento e na saúde, para evitar as doenças de pássaros.
+Conheça as 5 melhores espécies de pássaros para ter em casa
Mudanças no comportamento e no apetite são os principais indícios de possíveis doenças de pássaros . Mas para saber identificar exatamente quando o animal não está saudável, é necessário conhecer alguns dos principais problemas de saúde que costumam afetá-lo.
Salmonelose
A salmonelose, como o próprio nome diz, é causado pelo contato do animal com a salmonela presente no ovo, um alimento presente na dieta de pássaros domésticos, inclusive. Muitas vezes é transmitida para a comida por galinhas.
Os principais sintomas apresentados pela ave são:
- Para de cantar
- Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade
- Penas eriçadas e olhos quase fechados
- Falta de apetite
- Sede excessiva
- Cloaca suja de fezes verde-amarelada
- Respiração ofegante
- Ventre inchado
Normalmente o bicho fica amuado no canto da gaiola e praticamente não se move, como se dormisse o dia todo.
O tratamento é baseado em medicamentos indicados pelo veterinário e mesmo depois de curados esses bichos continuam carregando microrganismos em seu corpo.
Enterite
Essa doença provoca inflamação no intestino de inúmeros filhotes ainda no ninho e por isso é tida como uma das mais comuns. Os principais sintomas envolvem abdômen duro, diarreia com fezes verde-amarelada, que deixam as cloacas sujas de forma constante, dependendo do nível o ânus fica inflamado. Além disso, como consequência do excesso de fezes o animal perde peso.
O veterinário é o único que pode indicar um tratamento adequado, mas normalmente pede-se para retirar verduras da dieta da ave, já que contêm muitas fibras e soltam o intestino. Talvez também seja necessário inserir algumas vitaminas na alimentação para melhorar a saúde e aumentar o peso, assim como certos medicamentos ajudam.
+10 animais exóticos que você pode ter em casa
Prisão de ventre (constipação)
Algumas aves têm problemas para evacuar e apresentam sinais como ventre inchado, movimentos bruscos do corpo e sacudidas, cloaca inchada e vermelha. Se as fezes estiverem duras indica falta de alimentos ricos em fibras na alimentação, como frutas, verduras e vitaminas. Mas o médico deve ser consultado para entender a causa e apontar o melhor tratamento.
Problemas respiratórios
Coriza
A coriza, assim como em humanos, é caracterizada pelo corrimento nasal e mucosa congestionada. Às vezes pode surgir tosse e na maioria das vezes dificuldade para respirar, acompanhada de falta de apetite, anorexia e desânimo. A ave fica reservada em um canto da gaiola e fala pouco.
Mudanças climáticas bruscas e falta de vitamina C são as principais causas do problema, bem como locais úmidos e má alimentação.
Bronquite ou traqueíte
As temperaturas baixas e mudanças climáticas repentinas também podem levar à bronquite, ainda mais quando a ave vive em local de corrente de ar constante e muito fechado, onde vírus e bactérias se proliferam mais facilmente.
- Dentre os sintomas estão:
- Narinas obstruídas e catarro
- Rouquidão e pára de cantar
- Bico aberto
- Falta de apetite
- Agitação
O tratamento deve ser indicado por um veterinário, que provavelmente receitará antibióticos e vitaminas, além de manter o animal em um lugar aquecido. A ave deve ser mantida isolada de outras e, de preferência, também do tutor.
+Periquito: principais cuidados e como criar em casa
Asma
A asma deixa o animal ofegante e com muita dificuldade para respirar, provocando constantes crises de falta de ar. Novamente a mudança no clima e a friagem são causadores dessa doença, acompanhados de excesso de poeira, vento, alimentos codimentados e viveiro sujo.
Em casos mais graves a ave ainda apresenta respiração acelerada e pequenos gemidos, penas soltas, olhos quase fechados, praticamente não se move.
O veterinário provavelmente vai indicar antibióticos e mudanças de hábitos como colocar o animal em um ambiente sem friagem e corrente de ar.
Acaríase respiratória
Causada pelo ácaro Stermostoma tracheaculum , essa doença leva à respiração ofegante, tosse e abertura constante do bico de acordo com os movimentos respiratórios. A plumagem pode ser prejudicada ficando desalinhada e é comum o animal emagrecer consideravelmente.
Trocas e compras de pássaros são os momentos mais propícios para a transmissão da enfermidade.
O viveiro da ave deve ser desinfetada e esta isolada das demais e até dos seres humanos se possível. Antibióticos devem ser indicados por especialistas.
Coccidiose
Esse problema de saúde afeta em especial o intestino delgado e os cecos do bicho, levando a hemorragias. Isso ocorre devido ao contato com água e alimentos contaminados por fezes e até pela saliva de outras aves doentes.
A coccidiose provoca uma série de sintomas, como:
- Fezes aquosas
- Desidratação
- Diarreia
- Cansaço
- Emagrecimento
- Osso do peito saliente
O tratamento precisará de vitaminas e medicamentos receitados por um veterinário para conter os protozoários causadores da complicação.
Stress
O estresse também pode afetar aves e é um problema bastante comum e ao mesmo tempo fácil de evitar. Excesso de barulho, sons altos e sustos perturbam esses animais e os principais sinais de uma ave estressada é sonolência e aparência assustada, além de penas caindo muito. É importante enfatizar que dar muito antibiótico e uma má alimentação podem favorecer esse quadro. O ideal é consultar o veterinário para entender o melhor a fazer.
Fungos nas patas
Patas descascando? Pode ser sinal de fungos e geralmente é causado pelo contato com as fezes. O animal deve ser mantido isolado dos demais e o tratamento é baseado no uso de uma pomada própria para conter esse problema.
Ácaros nas penas
Piolhos brancos e amarelos são parasitas naturais das penas de aves e jamais vistos sem o uso de um microscópio. As penas geralmente ficam caídas e é possível notar pequenas manchas escuras entre suas bárbulas. O excesso desses ácaros, quando vistos a olho nu, é sinônimo de complicação para a saúde do pássaro. Isso é sinal de falta de higiene e cuidados por parte do tutor.