Nem todas as enfermidades que atingem os pets são facilmente identificadas pelos tutores e algumas delas podem evoluir de forma silenciosa, sem qualquer sintoma. No caso das aves é preciso levá-las de forma constante no veterinário, em especial se apresentarem qualquer sinal diferente no comportamento e na saúde, para evitar as doenças de pássaros.

+Conheça as 5 melhores espécies de pássaros para ter em casa

Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros
Reprodução Pinterest
Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros

Mudanças no comportamento e no apetite são os principais indícios de possíveis doenças de pássaros . Mas para saber identificar exatamente quando o animal não está saudável, é necessário conhecer alguns dos principais problemas de saúde que costumam afetá-lo. 

Salmonelose

A salmonelose, como o próprio nome diz, é causado pelo contato do animal com a salmonela presente no ovo, um alimento presente na dieta de pássaros domésticos, inclusive. Muitas vezes é transmitida para a comida por galinhas. 

Os principais sintomas apresentados pela ave são: 

  • Para de cantar
  • Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade
  • Penas eriçadas e olhos quase fechados
  • Falta de apetite
  • Sede excessiva
  • Cloaca suja de fezes verde-amarelada
  • Respiração ofegante
  • Ventre inchado

Normalmente o bicho fica amuado no canto da gaiola e praticamente não se move, como se dormisse o dia todo. 

O tratamento é baseado em medicamentos indicados pelo veterinário e mesmo depois de curados esses bichos continuam carregando microrganismos em seu corpo. 

Enterite

Essa doença provoca inflamação no intestino de inúmeros filhotes ainda no ninho e por isso é tida como uma das mais comuns. Os principais sintomas envolvem abdômen duro, diarreia com fezes verde-amarelada, que deixam as cloacas sujas de forma constante, dependendo do nível o ânus fica inflamado. Além disso, como consequência do excesso de fezes o animal perde peso.  

O veterinário é o único que pode indicar um tratamento adequado, mas normalmente pede-se para retirar verduras da dieta da ave, já que contêm muitas fibras e soltam o intestino. Talvez também seja necessário inserir algumas vitaminas na alimentação para melhorar a saúde e aumentar o peso, assim como certos medicamentos ajudam. 

+10 animais exóticos que você pode ter em casa

Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros
Reprodução Pinterest
Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros


Prisão de ventre (constipação)

Algumas aves têm problemas para evacuar e apresentam sinais como ventre inchado, movimentos bruscos do corpo e sacudidas, cloaca inchada e vermelha. Se as fezes estiverem duras indica falta de alimentos ricos em fibras na alimentação, como frutas, verduras e vitaminas. Mas o médico deve ser consultado para entender a causa e apontar o melhor tratamento.

Problemas respiratórios

Coriza

A coriza, assim como em humanos, é caracterizada pelo corrimento nasal e mucosa congestionada. Às vezes pode surgir tosse e na maioria das vezes dificuldade para respirar, acompanhada de falta de apetite, anorexia e desânimo. A ave fica reservada em um canto da gaiola e fala pouco. 

Mudanças climáticas bruscas e falta de vitamina C são as principais causas do problema, bem como locais úmidos e má alimentação. 

Bronquite ou traqueíte

As temperaturas baixas e mudanças climáticas repentinas também podem levar à bronquite, ainda mais quando a ave vive em local de corrente de ar constante e muito fechado, onde vírus e bactérias se proliferam mais facilmente.

  • Dentre os sintomas estão:
  • Narinas obstruídas e catarro
  • Rouquidão e pára de cantar
  • Bico aberto
  • Falta de apetite
  • Agitação

O tratamento deve ser indicado por um veterinário, que provavelmente receitará antibióticos e vitaminas, além de manter o animal em um lugar aquecido. A ave deve ser mantida isolada de outras e, de preferência, também do tutor.

+Periquito: principais cuidados e como criar em casa

undefined
reprodução shutterstock

Algumas crianças tem preferência por pássaros na hora de escolher um animalzinho

Asma

A asma deixa o animal ofegante e com muita dificuldade para respirar, provocando constantes crises de falta de ar. Novamente a mudança no clima e a friagem são causadores dessa doença, acompanhados de excesso de poeira, vento, alimentos codimentados e viveiro sujo.

Em casos mais graves a ave ainda apresenta respiração acelerada e pequenos gemidos, penas soltas, olhos quase fechados, praticamente não se move.

O veterinário provavelmente vai indicar antibióticos e mudanças de hábitos como colocar o animal em um ambiente sem friagem e corrente de ar. 

Acaríase respiratória

Causada pelo ácaro  Stermostoma tracheaculum , essa doença leva à respiração ofegante, tosse e abertura constante do bico de acordo com os movimentos respiratórios. A plumagem pode ser prejudicada ficando desalinhada e é comum o animal emagrecer consideravelmente.

Trocas e compras de pássaros são os momentos mais propícios para a transmissão da enfermidade. 

O viveiro da ave deve ser desinfetada e esta isolada das demais e até dos seres humanos se possível. Antibióticos devem ser indicados por especialistas.

Coccidiose

Esse problema de saúde afeta em especial o intestino delgado e os cecos do bicho, levando a hemorragias. Isso ocorre devido ao contato com água e alimentos contaminados por fezes e até pela saliva de outras aves doentes. 

A coccidiose provoca uma série de sintomas, como:

  • Fezes aquosas
  • Desidratação
  • Diarreia
  • Cansaço
  • Emagrecimento
  • Osso do peito saliente

O tratamento precisará de vitaminas e medicamentos receitados por um veterinário para conter os protozoários causadores da complicação. 

undefined
Reprodução Pinterest

Os pássaros precisam de cuidados especiais

Stress

O estresse também pode afetar aves e é um problema bastante comum e ao mesmo tempo fácil de evitar. Excesso de barulho, sons altos e sustos perturbam esses animais e os principais sinais de uma ave estressada é sonolência e aparência assustada, além de penas caindo muito. É importante enfatizar que dar muito antibiótico e uma má alimentação podem favorecer esse quadro. O ideal é consultar o veterinário para entender o melhor a fazer.

Fungos nas patas

Patas descascando? Pode ser sinal de fungos e geralmente é causado pelo contato com as fezes. O animal deve ser mantido isolado dos demais e o tratamento é baseado no uso de uma pomada própria para conter esse problema.

Ácaros nas penas

Piolhos brancos e amarelos são parasitas naturais das penas de aves e jamais vistos sem o uso de um microscópio. As penas geralmente ficam caídas e é possível notar pequenas manchas escuras entre suas bárbulas. O excesso desses ácaros, quando vistos a olho nu, é sinônimo de complicação para a saúde do pássaro. Isso é sinal de falta de higiene e cuidados por parte do tutor. 

+Saiba como ajudar seu pássaro a se adaptar ao novo lar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!