Os pássaros, assim como todos os animais, acabam ficando doentes algum momento da vida. No caso das espécies de estimação, estão sob nossa responsabilidade e cabe a nós cuidar da sua saúde. Então, para evitar qualquer enfermidade, a recomendação é levá-los regularmente ao veterinário.
Veja mais: Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros
No entanto, nem sempre conseguimos evitar que nossa ave fique doente e, quando isso acontece, precisaremos nos dedicar até ela ficar boa. O tratamento irá depender do tipo de doença e só o profissional pode dizer qual é. Mas, para ajudar proprietários que nunca cuidaram de pássaros doentes, iremos dar dicas para ministrar remédios usando conta gotas.
Primeiramente, saiba que nem sempre o medicamento será aplicado através de um conta gotas. Irá depender da doença, do temperamento da ave e até da sua experiência. Por isso, leve o animal ao veterinário e ele determinará qual a melhor técnica de medicação: oral, injeção, gavagem - mistura de remédio e alimento - ou colocando o medicamento no meio da comida ou água.
Se no seu caso a técnica determinada for a oral, será preciso aprender a ministrar usando um conta gotas. Peça ajuda ao médico ou a alguém experiente para que demonstre a melhor forma de aplicação. Se estiver inseguro, peça para um profissional colocar o remédio no seu pássaro na primeira vez. Desta forma você aprende e vai ganhando confiança para as próximas vezes.
Mais: Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes
Quando chegar sua hora de aplicar, encha o conta gotas com a dose prescrita da medicação e coloque-o em um local de fácil alcance. Vá até a gaiola e, com cuidado, capture a ave e a mantenha presa suavemente na sua mão. Se preferir, pegue-a usando uma toalha e deixe o pássaro enrolado nela. É importante manter a cabeça exposta e inclinada para cima, permitindo o acesso à boca.
Segure as asas e a pernas para evitar ferimentos ou fuga. Não prenda o animal muito forte, pois isso pode atrapalhar a respiração e causar ferimentos ou morte por asfixia. Apenas mantenha sua mão firme. Por último, coloque o conta gotas no canto da boca e aplique lentamente o remédio, apertando a bomba do conta gotas para pingá-lo entre a parte superior e a inferior do bico. Com calma devolva o animal para a gaiola.
Dicas para a aplicação do medicamento
- Se o seu pássaro for tranquilo e calmo
, veja se ele aceita receber o remédio sentado no poleiro. Alguns animais não vêem problema e facilita para o dono. Tente este método antes de pegá-lo com a mão.
- Não esqueça de fechar as portas e janelas durante a aplicação. Você pode não conseguir manter a ave calma e ela fugirá das suas mãos.
- Fique tranquilo e relaxado e não agite o pássaro com movimentos bruscos.
- Escolha um cômodo silencioso e mantenha outros animais e pessoas desconhecidas distantes.
Alguns cuidados
- Se a sua ave é conhecida por bicar, arranhar ou não estiver acostumada a ser manuseada, use luvas de proteção. Grandes pássaros podem causar ferimentos graves.
- Caso o animal esteja muito inqueito ou tente constantemente se soltar, o melhor é colocá-lo novamente na gaiola e tentar aplicar o medicamento outro momento.
- Para quem tem cães e gatos em casa, prenda-os quando for dar o remédio, pois, se a ave escapar, poderá ser seriamente ferida ou até morta.
Leia também: Conheça as doenças que mais atingem o periquito australiano
Os pássaros não estão acostumados a serem manuseados, então tenha bastante cuidado quando for pegá-lo. É importante que ele fique relaxado e receba corretamento o remédio. Na presença de dúvidas sempre consulte um veterinário.