5 técnicas para relaxar o seu pet do estresse cotidiano

Muitos ainda não sabem, mas os cães também são afetados emocionalmente por questões da vida cotidiana, ficando nervosos e estressados. Dificilmente eles conseguem se acalmar sozinhos e precisam de uma ajudinha dos tutores para relaxar.

Eles são como nós

Existem diversas técnicas que ajudam a tratar os pets emocionalmente e que podem ser feitas em casa. São soluções simples, baratas e eficazes. Basta reservar um tempinho para o seu pet. Além de deixá-lo mais calmo, as atividades vão fortalecer o vínculo entre pet e tutor.

Rodrigo Barona/Unsplash

O que faz um cão ficar estressado?

Questões genéticas e de saúde são grandes causadores do estresse. No entanto, nesses casos é necessário acompanhamento médico e um tratamento específico. As técnicas de relaxamento são eficazes quando o problema nasce a partir de questões do dia a dia, como barulhos. Tempestades, fogos de artifícios e outros decorrentes de festividades também facilmente deixam o cão nervoso.

Karolina Grabowska/Pexels

Mudanças também entram na lista

Todo o transtorno de trocar de casa, arrumar as bagagens e o deslocamento para um novo local é estressante. A alteração na rotina é o que mais prejudica o cão. O mesmo acontece quando os donos vão viajar e deixam o pet em um hotel. Ficar em um ambiente diferente e ainda longe dos tutores não faz bem para nenhum cão.

Karolina Grabowska/Pexels

Tensão pela gravidez

No caso das fêmeas, a gestação também é uma época de muito estresse. Nesses casos, o nervosismo é temporário e provavelmente causado pelos hormônios. Tenha calma se sua cadelinha estiver passando por isso. Confira algumas técnicas para relaxamento nos próximos cards!

T R Photography/Unsplash

Natação

A natação é perfeita para solucionar diversos problemas: melhora as articulações, ajuda a perder peso, aperfeiçoa a respiração e ajuda a relaxar. Se você tem uma piscina em casa é ótimo, pois ainda pode passar algumas horas se divertindo com o pet. Caso não tenha, procure um clube que aceite animais e aproveite o fim de semana. Veja mais sobre natação para cães no link!

Marcia Soligo/Unsplash

Passeios na natureza

Para quem vive nas grandes cidades, nem sempre é fácil encontrar uma área verde, mas os parques foram feitos com esse intuito. Reserve algum momento do seu dia ou o fim de semana para passear com seu canino na natureza, ouvindo o som dos pássaros e o farfalhar das folhas. Isso irá acalmar a mente de ambos e ajudará a diminuir o estresse e nervosismo.

Meriç Tuna/Unsplash

Ouvir música

A música tem o poder de mexer com o nosso corpo. Quando você escuta algo agitado te dá vontade de dançar e quando escuta canções calmas, automaticamente começará a relaxar. O mesmo acontece com os animais. Escolha um cômodo e coloque alguma música tranquila, como clássica ou sons da natureza. Será uma grande experiência para ambos.

Pexels

Ioga

Ioga é um exercício de meditação que está associado ao relaxamento da mente. Conhecendo alguns movimentos é possível praticar em casa, junto com seu peludo e para isso você terá que ajudá-lo. Antes de começar, tenha certeza de que o cão aceita ser tocado. Caso contrário não force. Veja mais sobre o Ioga para cães no link!

FreePik

Massagem

Assim como a ioga, a massagem dá para aprender em casa e fazer no animal. Lembre-se que só funcionará se feita da maneira correta, ou será apenas como fazer carinho. Comece pela cabeça, vá para o pescoço, em seguida costas, barriga e finalize nas patas. Lembre-se de reservar um tempo para cada parte do corpo e não force seu cão a receber a massagem.

reprodução shutterstock

Basta tempo e dedicação

Realizando qualquer uma das técnicas para relaxar, não terá por que seu cachorro ficar tenso e estressado. Com um pouco de esforço, tempo e dedicação dá para aprender qualquer um dos métodos. Assim verá que o vínculo entre vocês aumentará e o pet ficará feliz pelo que fez.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Veja mais Top Stories