Massagem para cachorro

Prática promete trazer muitos benefícios para o animal

Além do básico

Cuidar de um animal de estimação vai muito além de comida, banho e até mesmo de levar ao veterinário. Existem muitas formas de se garantir o bem-estar dos pets e até mesmo prevenir doenças por meio de procedimentos que proporcionam o equilíbrio corporal, como a massagem.

É mais do que se imagina

Muitos não dão atenção ao assunto, mas a massagem em cachorros é um procedimento muito eficaz e está longe de ser um luxo, já que pode ser feito em casa. A massagem melhora a circulação, diminui o estresse, entre muitos outros benefícios – e não se paga nada por isso.

Benefícios da massagem em cães

A massagem é muito reconhecida e indicada para humanos, ajudando nas dores corporais, problemas na coluna, redução do estresse, prevenção de doenças e, claro, uma forma de relaxar. Para os cães não é diferente, os hormônios liberados por eles durante o processo são bem semelhantes aos das pessoas.

Relaxa e previne doenças

Animais que são massageados com frequência têm uma melhora na circulação, na recuperação muscular, na flexibilidade, na imunidade do pet, no combate de doenças e na retenção de líquidos. Com a redução do estresse e de possíveis dores corporais, há uma melhora no bem-estar e qualidade de vida dos cães.

Estreitando relações

Como a maioria das atividades entre tutor e pet, essa interação aumenta ainda mais os laços com o animal, que terá mais confiança e, por consequência, resolverá problemas como a falta de obediência com mais facilidade.

Como fazer a massagem no cachorro

Antes de tudo, é preciso entender que a massagem em cachorros é um procedimento médico veterinário e não deve ser feito sem nenhuma instrução. O mais recomendado é que o tutor faça um curso antes de iniciar a prática, se possível.

Passos para iniciar

O primeiro passo é deitar o pet de lado, o mantendo tranquilo. A massagem nas pernas é feita com movimentos curtos e circulares. Na coluna e no corpo os movimentos são compridos, seguindo de uma extremidade a outra. Os pontos atrás da cabeça, após o crânio, também são importantes.

Tenha cuidado com a pressão

A pressão nas mãos deve ser um pouco maior do que quando se faz um carinho, é preciso cuidado para não apertar demais.

Acupuntura em pets

A prática traz diversos benefícios para os animais, sendo excelente na recuperação de cirurgias e após acidentes.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Samson Katt/Pexels