Aulas de natação para cachorros são importantes para manter a saúde do animal

A natação é uma atividade muito divertida, mas nem todos eles nascem sabendo nadar, então é importante ensiná-los com calma

Foto: Murilo Viviani/Unsplash
A natação traz diversos benefícios para a saúde dos cachorros

É comum que as pessoas pensem que os cães são naturalmente bons nadadores e que, bastará pular na água que o pet já sairá nadando e se divertindo. Mas não é bem assim que funciona. É fato que  algumas raças são naturalmente mais propensas a gostar de brincadeiras em água, como o Labrador, o Golden Retriever e o Setter Irlandês, já outras podem ter problemas ao ter contato com a água, como as raças de perna curta, como os Dachshunds, e as raças braquicefálicas, como o Buldogues francês e inglês, por exemplo.

Nem todo mundo tem piscina em casa, mas o verão está chegando e muitos tutores adoram levar os pets para piscinas, lagos e praias, por isso é importante ter certeza de que o pet se dará bem naquele ambiente e não terá problemas ao entrar na água.

Lembrando que, mesmo cães de raça que são naturalmente bons nadadores, isso não significa que aquele cão específico se dará bem com a água logo de cara, por isso é sempre importante acostumar o pet aos poucos. Fazendo do jeito certo, qualquer cachorro poderá curtir um bom dia de piscina ao lado da família.

Os benefícios da natação para cachorros

Foto: Bednuts/Pixabay
Brinquedos podem ser usados para incentivar o cão a entrar na água

Realizar atividades físicas é essencialmente bom para qualquer um, para a saúde física e mental dos pets e dos tutores. Porém, alguns animais podem sofrer com problemas relacionados à obesidade ou mesmo sofrer de doenças como displasia e coluna, e a natação é uma excelente alternativa para isso, sendo também uma ótima opção para animais idosos.

A natação pode ser recomendada para:

  • Tratar doenças ósseas, fraturas e estresse muscular
  • Perda de peso para animais obesos
  • Melhora a resistência, circulação sanguínea e respiração
  • Fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade
  • Diminui o estresse, a ansiedade e o tédio

Além dos muitos benefícios para a saúde, a natação é também uma atividade muito divertida e ajudará a aumentar o vínculo entre o pet e o tutor, que deverá estar sempre por perto enquanto o animal se diverte na água.

Aulas de natação são importantes

Foto: Prachya Singhto/Pixabay
Nem todos os cães nadam naturalmente, aulas de natação para pets podem ser uma ótima opção.

Casos de afogamento entre animais de estimação é bem comum, quando os pets caem na água e não estão preparados para isso, principalmente quando acabam caindo por acidente na piscina e não há mais ninguém da família em casa – quem tem piscina no quintal, deve sempre investir em um cercado ou em capas de proteção.

O mais recomendado é que sempre se busque a ajuda de um profissional para ensinar o cachorro a nadar adequadamente, pois estes saberão exatamente o que fazer em qualquer situação – como o cão sentir cãibra e/ou ficar assustado, por exemplo.

Além disso, parque caninos ou centros veterinários contam com piscinas feitas especialmente para cães, o que já ajuda muito no processo.

Ensinando o cachorro a nadar em casa

Foto: Bednuts/Pixabay
O tutor jamais deve deixar o cão sem supervisão, mesmo que ele já saiba nadar. Acidentes podem acontecer.

O tutor também pode optar por ensinar o pet a nadar em casa, mas para isso é preciso seguir uma série de cuidados para que o animal não corra nenhum tipo de risco enquanto estiver dentro da água, como:

Investir em um colete salva-vidas

Existem coletes feitos especialmente para os cães, eles ajudam o animal a se manter flutuando e, mesmo quando o cachorro já for acostumado a entrar na piscina, será essencial para a segurança dele, especialmente para cães de raças menores. O tutor deve se certificar de que o tamanho é adequado para o tamanho do animal. O custo médio de um colete no mercado é de R$ 100 a R$ 200.

Começar na parte rasa da piscina

De preferência na parte mais próxima das escadas. O tutor precisa incentivar o cão a molhar as patas e mostrar a ele como descer os degraus e entrar na água. Saber por onde ele poderá sair é muito importante, especialmente caso ele venha a cair acidentalmente na piscina quando ninguém estiver por perto.


Ser paciente

Jamais se deve jogar o cachorro de uma vez na piscina ou forçar ele a entrar junto. Podem ser usados alguns petiscos ou brinquedos para atrair o pet e incentivá-lo a entrar. Caso o cachorro não goste de água, não se deve insistir. Jogar o animal na água quando ele não está acostumado pode assustá-lo a ponto de nunca mais querer nadar.

Apoiar o cachorro

Manter as mãos sob a barriga do cachorro enquanto ele aprende ajuda a evitar problemas, além de fazer com que o pet se sinta mais seguro e protegido.

Evitar distrações

Muito barulho ou atividades aleatórias podem causar distrações ao pet e ao tutor. O ideal é buscar um local tranquilo para começar a ensinar o cão a nadar.

Aulas curtas

Especialistas recomendam que as aulas levem cerca de 10 minutos, no máximo.

Fazer pausas para descanso

Mesmo que o cachorro se adapte bem e esteja se divertindo na água, é importante ficar atento. Assim como as pessoas, os cães podem se cansar e se queimar com o sol.

Protetor solar

Em qualquer situação em que o cachorro esteja exposto ao sol, seja na piscina, na praia ou mesmo passeando pela rua ou parques, é importante proteger o pet dos raios de sol.  Passando o protetor solar em regiões mais sensíveis, como focinho, orelhas e barriga.

Ir ao veterinário

Foto: Manfred Richer/Pixabay
Além de piscinas, lagos e praias também podem garantir a diversão dos cães, mas sempre tomando os cuidados necessários

É essencial, antes de qualquer tentativa, levar o cachorro para uma consulta com um médico veterinário para saber se a saúde do pet está em dia. Muitos perigos para a saúde também podem estar escondidos na água, como o cloro da piscina ou o sal da água do mar – o tutor deve estar sempre atento para que o animal não tome a água enquanto estiver nadando.

No mais, o pet deve estar com as vacinas e vermífugos em dia, para que o momento tão divertido para ele não acabe se transformando em tragédia.