Dias chuvosos requerem alguns cuidados com nossos bichinhos de estimação . O barulho das chuvas e dos trovões pode ser incômodo para os cães, que possuem uma audição muito mais sensível que a nossa.

De acordo com Leonardo Ogata, adestrador da Tudo de Cão, na natureza qualquer barulho alto pode gerar medo e comportamentos associados nos cães. Ele explica que os donos devem ficar atentos e faz recomendações sobre o que fazer nesses dias chuvosos. 

Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva
reprodução shutterstock
Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva

"Qualquer barulho alto, como um trovão, desperta uma resposta de fuga", explica. O medo causado pela chuva é coisa séria. Se os pets não receberem os devidos cuidados podem ter consequências como traumas e estresse. Para conseguir ajudá-lo da melhor forma possível é preciso observar como agem durante esse momento. 

De acordo com o especialista. um dos comportamentos que mais pode ser observado é o de "fuga". "Ele busca se esconder em algum lugar pequeno e apertado (debaixo da cama, atrás do sofá)". Outro comportamento comum é buscar colo e querer permanecer próximo da pessoa que traz conforto e segurança.

Você viu?

Além disso, podemos visualizar também reações fisiológicas no animal, como arfar, babar, ficar ofegante, coração acelerado, nariz quente, pupilas dilatadas e
salivação excessiva. 

Como evitar e ajudar o cãozinho?

Para ajudar o cão assustado durante esses momentos, Leonardo aconselha promover brincadeiras, criar distrações e até colocar músicas relaxantes.

"Nesse momento, o ideal é abafar o ruído fechando as janelas, colocar uma música calma e relaxante e realizar atividades que o cão relaxe. Por exemplo, a utilização de massagens ou atividades de enriquecimento ambiental", afirma o adestrador. 

Leonardo ainda atenta para alguns tutores que podem acabar se irritando com choros e coisas do tipo dos cães. Mas é de extrema importância que a situação seja entendida e que em hipótese alguma os animais levem broncas ou gritos daqueles que mais amam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!