A endoscopia em cães é um exame que permite analisar e diagnosticar alterações no sistema gastrointestinal e respiratório, para que um tratamento seja receitado. É bastante simples e minimamente invasivo, mas é necessário que o paciente esteja anestesiado para evitar desconfortos ou lesões acidentais. Só deve ser realizado por um profissional capacitado. 

Leia também: Veterinária dá dicas de cuidados com cachorro neste verão 

Nesse procedimento, um tubo longo, muito fino e flexível, com uma pequena câmera na ponta, é inserido pela boca do animal. Esse dispositivo, chamado endoscópio, é essencial para que a endoscopia em cães funcione com sucesso. O exame é bastante parecido com o realizado por humanos. 

Além da câmera, que permite ao veterinário enxergar o problema, há um pequeno canal no endoscópio para inserir instrumentos médicos. É por ser um procedimento tão completo que a endoscopia é utilizada no diagnóstico e tratamento de inúmeros distúrbios. 

Além disso, é um exame com vários benefícios para o cão, o dono e o profissional. É rápido, simples, indolor, pouco invasivo, tem um preço razoável e o animal se recupera rapidamente. Não é necessário também muitos cuidados no pré e pós-operatório, o que facilita para todos os envolvidos.

O funcionamento da endoscopia em cães

Antes de realizar a endoscopia em cães, o médico pedirá vários exames para descobrir se o cão está apto para passar pelo procedimento, afinal será necessário sedá-lo
reprodução shutterstock
Antes de realizar a endoscopia em cães, o médico pedirá vários exames para descobrir se o cão está apto para passar pelo procedimento, afinal será necessário sedá-lo

O primeiro passo é descobrir se o cão está apto para passar pelo procedimento, afinal será necessário sedá-lo. É bem provável que o médico peça alguns exames para determinar a exata condição de saúde do pet e definir um perfil analítico pré-anestésico de acordo com seu tamanho, características, peso e tipo do animal.

Apesar de ser uma etapa cansativa, é muito importante realizá-la para que o médico tome a melhor decisão durante a endoscopia, de acordo com o metabolismo e as características do bichinho.

Assim que passar pela revisão, o cão deve ser admitido na clínica ou hospital veterinário para receber a anestesia geral. Em poucos minutos o líquido entra no organismo do cachorro e faz efeito. Quando estiver adequadamente sedado, um tubo endotraqueal é inserido para garantir a respiração do paciente. 

Leia também: Cirurgia em animais: como preparar o pet para o procedimento?

Em seguida, o veterinário insere cuidadosamente o endoscópio pela boca do canino e vai guiando a câmera para observar todas as paredes do sistema gastrointestinal e respiratório. A ponta do dispositivo normalmente é lubrificada para ter melhor acesso ao organismo. Na maioria das vezes é preciso inserir uma boa quantidade de ar pela boca para melhorar a visualização. 

Caso seja encontrado um corpo estranho, o profissional pode optar por realizar uma cirurgia ali mesmo e removê-lo. Não é tão estranho encontrar objetos parados no trato respiratório ou no estômago dos cachorros, uma vez que são bem curiosos e podem acabar ingerindo uma peça ou outra. 

Assim que o procedimento terminar, o médico irá sugar o excesso de ar da cavidade gastrointestinal e depois remover com cuidado o endoscópio. Por fim, o animal será levado para um quarto até passar o efeito da anestesia, o que dura em torno de 30 minutos após o fim da endoscopia. O procedimento costuma levar de uma a três horas. 

Se tudo ocorrer bem, o paciente poderá retornar para casa em pouco tempo. Depois é só esperar de três a sete dias para receber o resultado do exame.

Quando é necessário realizar uma endoscopia?

Esse procedimento só serve para confirmar ou descartar um possível diagnóstico já suspeitado pelo médico observado em exames de sangue, urina, ultrassonografia ou raios-X
reprodução shutterstock
Esse procedimento só serve para confirmar ou descartar um possível diagnóstico já suspeitado pelo médico observado em exames de sangue, urina, ultrassonografia ou raios-X

Por mais simples que a endoscopia seja, ela não faz parte dos exames de rotina. Dessa forma, o veterinário só costuma pedir quando observa algo anormal em exames de sangue, urina, ultrassonografia ou raios-X. Esse procedimento só serve para confirmar ou descartar um possível diagnóstico já suspeitado pelo médico. 

Ao menor sinal de anomalia no sistema digestivo ou respiratório, é bem provável que o profissional solicite a endoscopia. O estudo permite observar as membranas mucosas e coletar amostras ou massas anormais para realizar uma biópsia. 

Leia também: Confira as doenças caninas típicas de verão e proteja seu pet

Além disso, esse exame é aplicado como tratamento imediato ou para evitar complicações de certas patologias, como é o caso da torção gástrica e gastropexia. A endoscopia também pode ser aplicada em caso de colocação de tubos intestinais ou gástricos (alimentação enteral), ressecção parcial do pâncreas e abdômen e remoção de corpos estranhos ou massas anômalas.

Fase de recuperação do paciente

Evite abraçá-lo ou acariciá-lo antes da consciência voltar e não ofereça água ou alimento. A região da garganta, esôfago, estômago e intestino estarão sensíveis nas primeiras horas
reprodução shutterstock
Evite abraçá-lo ou acariciá-lo antes da consciência voltar e não ofereça água ou alimento. A região da garganta, esôfago, estômago e intestino estarão sensíveis nas primeiras horas

Assim que endoscopia terminar, o cachorro acordará desorientado. O recomendado é não fazer movimentos bruscos e esperar o efeito passar completamente. Evite abraçá-lo ou acariciá-lo antes da consciência voltar e não ofereça água ou alimento. A região da garganta, esôfago, estômago e intestino estará sensível nas primeiras horas.

Por causa disso, só ofereça água em pouca quantidade e 30 minutos após recuperar a consciência. A comida só é recomendada depois de três ou quatro horas, também em pequenas porções. Passado essa fase inicial de recuperação, provavelmente o médico permitirá que o animal volte para casa.

Leia também: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados necessários

Se for preciso realizar a endoscopia em cães , lembre-se de encontrar um profissional e uma clínica confiável. Não deixe a saúde do seu companheiro nas mãos de qualquer pessoa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!