A estação mais quente do ano está se aproximando e os donos precisam ficar atentos com os cuidados com cachorro. Alguns pets sofrem muito no verão devido às altas temperaturas , sem falar na proliferação de doenças. Parvovirose, cinomose e doença do carrapato estão entre as patologias que frequentemente atingem os animais nessa época. 

Leia também: Hipertermia: o super aquecimento do corpo dos cães no calor

Dentre os cuidados com cachorro no verão, o principal é evitar a hipertermia. “Quando a temperatura corporal do animal se eleva muito pode descompensar o organismo”, explica Julia Oliveira Camargo, médica veterinária e proprietária do Hospital Veterinário Dog Saúde, localizado em Jundiaí-SP.

Segundo ela, em casos extremos, a hipertermia pode causar até a morte dos animais. Raças braquicefálicas como Pug, Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Boston são as que sofrem um risco maior. Tenha muito cuidado se você é dono de raças desse tipo. 

Lembre-se que os bichinhos sentem calor assim como os seres humanos. Os que têm pelo longo sofrem ainda mais. De acordo com a veterinária, cães e gatos fazem a troca de calor pelas extremidades, como pela boca e pela língua. “Por isso, caso o seu animal fique muito ofegante, fique atento e tire-o do sol imediatamente”, esclarece.

Para evitar o excesso de calor, hipertermia e outros problemas no verão , Julia separou algumas dicas simples e bem efetivas.

Passeios só em horários específicos

Lembre-se que os bichinhos sentem calor assim como os seres humanos. Os que têm pelo longo sofrem ainda mais
reprodução shutterstock
Lembre-se que os bichinhos sentem calor assim como os seres humanos. Os que têm pelo longo sofrem ainda mais

Os passeios devem ser feitos sempre até às 10h da manhã ou após as 16h. “Se você for passear com seu cãozinho em ruas asfaltadas, coloque antes a mão no asfalto e verifique se não está muito quente para a pata dele”, explica.

Esse cuidado é importante porque o asfalto quente machuca e queima as almofadinhas do cachorro. “Muitas pessoas nem percebem isso, o que é extremamente arriscado para os pets”, diz.

Tenha sempre água disponível

Água é indispensável no calor, pois é importante manter o cão sempre hidratado
reprodução shutterstock
Água é indispensável no calor, pois é importante manter o cão sempre hidratado

“Para que o animal possa se manter hidratado, ele deve ter fácil acesso à água fresca”, reitera a especialista. A atenção deve ser maior com cães braquicefálicos e com muito pelo, já que tem dificuldades para liberar calor e são propensos a desidratação.

Nesses casos, além da água, potes de água com gel, ventilador e tapetes gelados são indicados para refrescar e trazer mais conforto.

Leia também: Altas temperaturas ajudam na proliferação de pulgas e carrapatos

Tosar e passar filtro solar

A veterinária recomenda tosar o cachorro para não sentir tanto calor
Reprodução/ Shutterstock
A veterinária recomenda tosar o cachorro para não sentir tanto calor

A médica veterinária sugere que os tutores levem seus animais para tosar, pois isso pode ajudar na retenção do calor. Além disso, atenção redobrada com animais de pelagem branca, pois são propensos a desenvolverem câncer de pele. “Para evitar o problema, assim como os humanos, eles devem usar protetor solar na pele”, destaca Julia.

Alergias e doenças virais

Doenças como cinomose e parvovirose podem ser evitadas se os animais estiverem vacinados
reprodução shutterstock
Doenças como cinomose e parvovirose podem ser evitadas se os animais estiverem vacinados

Alergias e doenças virais, como parvovirose e cinomose, aumentam significativamente no verão. Mas, a veterinária destaca que são fáceis de impedir. “Os tutores devem ter clareza de que essas doenças podem ser evitadas se os animais estiverem vacinados.”

“Ao contrair uma doença viral como essas, os animais correm o risco de serem levados à óbito; por isso a prevenção é tão importante”.

Muita atenção à doença do carrapato

Todos os cuidados com cachorro nessa época do ano são importantes para evitar problemas mais graves
reprodução shutterstock
Todos os cuidados com cachorro nessa época do ano são importantes para evitar problemas mais graves

O Brasil é um país tropical, com um ambiente muito favorável para a propagação de pulgas e carrapatos. O clima do país, especialmente no verão, contribui para o surgimento de doenças como a erliquiose e babesiose (conhecida popularmente como “doença do carrapato”).

O carrapato pode ser contraído quando os cães saem para passear, vão aos parques, hotéis para animais ou mesmo no pet shop. “O que muitas pessoas não sabem é que os sintomas podem demorar a aparecer no animal, pois a doença pode ficar apenas incubada e se manifestar em até dois anos após a picada”, explica Julia.

Por o diagnóstico precisa ser rápido, para que seja possível tomar as ações necessárias para o tratamento. Exames de sangue como hemogramas e PCR são os mais indicados para detectar a doença do carrapato. Dentre os sintomas mais comuns estão: tristeza, apatia e inapetência.

“Se você perceber que o seu pet anda mais triste e quieto, leve-o ao veterinário”, indica a veterinária. O tratamento após o diagnóstico da doença é por uso de antibiótico e medicação suporte durante 28 dias consecutivos.

A doença do carrapato é bastante comum e pode matar. “Por isso sempre preste atenção aos sintomas para que ela seja descoberta o mais rápido possível”, enfatiza.

Leia também: Cinomose: virose em cães tem cura, mas pode ser fatal

Todos os cuidados com cachorro  nessa época do ano são importantes para evitar problemas mais graves. Pequenas atitudes podem garantir um verão muito agradável e saudável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!