Parar o tempo é o sonho de muita gente, principalmente de quem já está começando a sentir os sinais da idade ou presenciar essa mudança no seu animal de estimação, por exemplo. No caso dos animais, uma boa tentativa de retardar o envelhecimento é uma alimentação para cães idosos específica e de qualidade.
Leia também: Alimentação natural melhora a qualidade de vida dos pets
Dependendo da raça e porte, os cachorros entram na "melhor idade" já aos 7 anos e, nessa fase é preciso estar atento à importância da alimentação para cães idosos , visando garantir a qualidade e aumentar a expectativa de vida dos peludos.
Em geral, com o passar dos anos, os cães tendem a diminuir a frequência das atividades físicas, preferindo passar os dias mais sossegados e contemplativos, o que muitas vezes resulta em aumento de peso. Esse "novo" comportamento exige uma nova dieta, outra quantidade e, principalmente, uma nova formulação dos alimentos oferecidos.
Qual a melhor alimentação para cães idosos?
A partir dos 7 anos, principalmente para as raças grandes, a dieta do cão deve ter menos gorduras e carboidratos e maior quantidade de fibras e proteínas. Além disso, precisa suplementada com vitaminas para equilibrar todo organismo e reduzir os sintomas do envelhecimento. E uma boa solução para isso pode ser a Alimentação Natural (AN) .
Muitos tutores ficam em dúvida se nesta altura da vida do mascote ele poderá comer Alimentação Natural . O zootecnista Joaquim Eduardo Gabriel explica que "se o cão estiver com a saúde em dia, a AN é recomendada para qualquer idade e os mais "velhinhos" não ficam fora, pelo contrário, esse tipo de alimentação traz muitos benefícios para cães idosos”.
"Entre os benefícios para os cães podemos listar o uso de proteínas nobres e de alta digestibilidade utilizadas para reduzir a perda de massa muscular. Além disso, a palatabilidade da Alimentação Natural consegue evitar a falta de apetite de alguns "velhinhos”. A umidade da comida estimula o funcionamento e esvaziamento da bexiga, evitando infecções cálculos urinários", completa Gabriel.
Uma alimentação saudável ajuda a retardar o envelhecimento
Tanto humanos como seus pets passam por um processo de oxidação das células conforme vão envelhecendo, sendo que essa oxidação pode levar a morte dos neurônios e a um quadro de demência.
Você viu?
Entre os principais sintomas da demência em cães estão a perda da visão, da audição, da dificuldade em entender comandos e da noção de espaço. E uma das melhores formas de prevenção é oferecer vitamina C, que pode estar presente nos ingredientes da própria alimentação ou em suplementos.
Outra semelhança com os humanos é o aumento de peso com o passar dos anos. O tutor deve ficar de olho na balança de seu pet , buscando sempre uma alimentação formulada com a gorduras insaturadas (as chamadas"gorduras boas"), que contém ômega-3 e ômega-6.
"Um dos erros dos tutores é exagerar na quantidade de alimentação oferecida. Alguns não resistem ao "olhar pidão" dos peludos e enchem a vasilha várias vezes", alerta o zootecnista Joaquim Eduardo Gabriel.
O sobrepeso pode ser responsável pelo aparecimento de muitas doenças e uma das orientações dos especialistas em Nutrologia para evitar isso é a redução de carboidratos e o uso de proteínas de alta qualidade, que ajudam a controlar o peso, são facilmente digeríveis e de alto valor nutricional.
Tudo isso pode ser encontrado na Alimentação Natural que ainda oferece ingredientes picados e moídos, facilitando a mastigação até para cães sem alguns dentes ou com dentes desgastados, o que evita a inapetência e consequente desnutrição.
Não se esqueça da água
Cães idosos podem ter dificuldades ou se recusarem a tomar água. Ofereça sempre água limpa e fresca com abundância, se mesmo assim ele tiver dificuldades, uma das alternativas é fazer oferecer uma papinha mais líquida. O que não pode é o animal ingerir uma quantidade pequena de água, isso influenciará negativamente na saúde dele.
Carinho por toda a vida
O principal objetivo da Alimentação Natural para cães idosos é melhorar e prolongar a qualidade de vida. Por isso, ela deve conter proteínas de qualidade, ser de fácil digestão e sempre aguçar o olfato e paladar do mascote. Você pode iniciar a dieta adequada do seu cão clicando aqui.
Somado à Alimentação Natural, ofereça afeto! Um cão idoso possui necessidade maior de atenção e carinho. Muitas pessoas acham que por dormir mais, não devem interromper seu sono. Porém, com bom senso e atento à idade do cão, é preciso incentivá-lo a brincar e se exercitar, evitando que tenha um comportamento distante das pessoas da casa, o que o tornará apático e triste.
Atitudes simples do dia a dia, aliadas às visitas periódicas ao veterinário e uma alimentação para cães idosos adequada e de qualidade, proporcionarão uma velhice tranquila e saudável, prolongando a vida de seu amigo de quatro patas, aumentando os bons momentos com a família.