Como dar remédio a um pássaro

Os pássaros, assim como todos os animais, ficam doentes em algum momento da vida. Mesmo que não sejam de estimação, quando presenciamos uma ave precisando de ajuda, é um ato de generosidade cuidar da saúde dele.

O tratamento

Nem sempre conseguimos evitar que uma ave pet fique doente e, quando isso acontece, é necessário dedicação ao pet até que fique bom. Especialmente quando nos deparamos com um animal da natureza, caso o encontremos doente, ou após sofrer algum acidente – como ser atacado por um gato, por exemplo.

Reprodução Pinterest

Ministrando remédios com conta gotas

O tratamento depende do tipo de doença e só o profissional pode dizer qual é. Para ajudar a quem nunca cuidou de pássaros doentes, trazemos dicas para ministrar remédios usando conta gotas.

Pixabay

Nem sempre será aplicado por conta gotas

O medicamento irá depender da doença, do temperamento da ave e até da sua experiência. Por isso, leve o animal ao veterinário e ele determinará qual a melhor técnica de medicação: oral, injeção, gavagem - mistura de remédio e alimento - ou colocando o medicamento no meio da comida ou água.

Pixabay

Se técnica determinada for a oral

Será preciso aprender a ministrar usando um conta gotas. Peça ajuda ao médico ou a alguém experiente para que demonstre a melhor forma de aplicação. Se estiver inseguro, peça para um profissional colocar o remédio na primeira vez. Desta forma você aprende e vai ganhando confiança para as próximas vezes.

flickr.com

Quando chegar sua hora de aplicar

Encha o conta gotas com a dose prescrita da medicação e coloque-o em um local de fácil alcance. Pegue a ave, com cuidado, e a mantenha presa suavemente com a mão. Se preferir, pegue-a usando uma toalha e deixe o pássaro enrolado nela. É importante manter a cabeça exposta e inclinada para cima, permitindo o acesso à boca.

Reprodução Pinterest

Segure asas e pernas para evitar ferimentos ou fuga

Não prenda o animal muito forte, pois isso pode atrapalhar a respiração e causar ferimentos ou morte por asfixia. Apenas mantenha sua mão firme. Por último, coloque o conta gotas no canto da boca e aplique lentamente o remédio, apertando a bomba do conta gotas para pingá-lo entre a parte superior e a inferior do bico.

flick.com

Dicas para a aplicação do medicamento

Se o seu pássaro for tranquilo e calmo, veja se ele aceita receber o remédio sentado no poleiro. Alguns animais não veem problema e facilita para o dono. Tente este método antes de pegá-lo com a mão.

Tenha um ambiente calmo e seguro

Não esqueça de fechar as portas e janelas durante a aplicação. Você pode não conseguir manter a ave calma e ela fugirá das suas mãos. Fique tranquilo e relaxado e não agite o pássaro com movimentos bruscos. Escolha um cômodo silencioso e mantenha outros animais e pessoas desconhecidas distantes.

Alguns cuidados

Se a sua ave é conhecida por bicar, arranhar ou não estiver acostumada a ser manuseada, use luvas de proteção. Grandes pássaros podem causar ferimentos graves - no caso de uma ave encontrada assim, use para garantir.

Atenção com os outros animais da casa

Caso o animal esteja muito inquieto ou tente constantemente se soltar, o melhor é colocá-lo em um local seguro e tentar aplicar o medicamento outro momento. Para quem tem cães e gatos em casa, prenda-os quando for dar o remédio, pois, se a ave escapar, poderá ser seriamente ferida ou até morta.

Tenha calma e procure ajuda

Os pássaros não estão acostumados a ser manuseados, então tenha bastante cuidado quando for pegá-lo. É importante que ele fique relaxado e receba corretamente o remédio. Em caso de dúvidas sempre consulte um profissional.