Animais de estimação silvestres precisam de autorização dos órgãos competentes
Amy Humphries/Unplash
Animais de estimação silvestres precisam de autorização dos órgãos competentes

Na rotina de atendimento a pets não convencionais recebo com frequência muitos questionamentos a respeito de como deve ser a criação de alguns répteis como jabutis, serpentes e lagartos. Inicialmente sempre devemos ter em mente qual é o hábito alimentar do animal em questão, até porque alguns répteis podem ter hábitos carnívoros, outros onívoros e herbívoros.

Outra pergunta que os interessados em adotar ou comprar um animal como estes precisa fazer é "estou preparado para alimentar meu animal da forma correta?" É importante também refletir se a pessoa está preparada para alimentar o bicho, como por exemplo as serpentes que precisam se alimentar de outros animais, como camundongos (abatidos, de preferência). Responda: “Será que vai conseguir fazer isso?”

Então, quais seriam os principais cuidados a serem pensados? O animal que quero precisa de documentação legal?

  • Se sim, você precisa encontrar um criadouro comercial da espécie, devidamente cadastrado pelo órgão governamental para dar entrada no processo de aquisição;
  • Procurar o máximo de informações do animal que deseja adquirir;
  • Conhecer as necessidades nutricionais do animal;
  • Conhecer hábitos alimentares;
  • Respeitar comportamento normal da espécie – conhecer ciclo biológico e necessidades básicas;
  • Pesquisar formas de adaptar as necessidades biológicas do animal quando estiver sob cuidados humanos.

Répteis precisam de cuidados específicos, principalmente em relação ao equilíbrio de sete fatores principais: temperatura, umidade, alimentação, iluminação, contactantes, medidas sanitárias e cuidados veterinários.

O fornecimento de cada um destes fatores depende da espécie criada, lugar onde será alojado, assim como o objetivo de criação.

São animais ectotérmicos, chamados de “sangue frio”, logo, eles não possuem um mecanismo interno para regular a temperatura, precisando de fatores externos para aquecimento. Esses fatores externos precisam ser bem elaborados pelo seu responsável no momento da aquisição.

Ao ser portador de um animal, qualquer que seja, é essencial buscar auxílio de um médico veterinário especializado para que possa definir medidas sanitárias adequadas com exames de rotina e avaliação do estado geral do paciente.

Lembrem-se : animais adquiridos de forma ilegal podem contribuir com tráfico de animais silvestres e exóticos.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o  Canal do Pet e os maiores destaques do Portal iG no Telegram !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!