Os animais de estimação são cada vez mais tratados como membros da família. Assim, os donos costumam se preocupar com todos os detalhes que se referem ao bem-estar deles. Entre os principais está a alimentação e uma das perguntas mais frequentes é “como escolher a melhor ração para cachorro?”.

Leia também: Especialista explica como e por que escovar os dentes do cachorro

Tal questão é de extrema importância, já que se a melhor ração para cachorro for oferecida, melhor será a saúde do bichinho. A veterinária Juliana Didiano, que atende na SPet da Cobasi Radial Leste, explica que “a ração de qualidade nutri com uma quantidade menor, já que o cão absorve os nutrientes com mais facilidade, assim há menos chance de sobrepeso devido à ingestão em excesso de carboidratos. Além disso, evita problemas digestórios devido à proteína utilizada na ração e aumenta a qualidade dos pelos e da pele”.

A melhor ração para cachorro é aquele que atende nutri todas as necessidades de seu organismo
shutterstock
A melhor ração para cachorro é aquele que atende nutri todas as necessidades de seu organismo

Porém é importante entender que a escolha da melhor ração vai depender de alguns fatores, por exemplo, a idade do cachorro e o estilo de vida dele. Depois da compra, cuidados como armazenamento e quantidade também podem influenciar no resultado final. Confira as dicas da Dra. Juliana Didiano para não errar em nenhum momento.

Como sei qual é a melhor ração para cachorro?

“O primeiro ponto a se observar na qualidade da ração é o preço final, as melhores apresentam valor agregado maior, por isso acabam tendo um custo diferenciado no mercado. Essas opções costumam ter presença de proteína de alto valor biológico (porcentagem e qualidade), de antioxidantes e menor quantidade de carboidrato”, explica a veterinária.

Fabricantes tradicionais acabam passando maior confiabilidade, mesmo assim, olhe sempre a composição da ração.

Rações especiais como a Grain Free e a orgânica têm diferença?

Uma ração composta de proteína animal de alto valor biológico (frango, cordeiro, peixe) se aproxima mais à dieta que os cães tinham na natureza – eram carnívoros e praticamente não consumiam carboidratos de sementes e cereais. Isso é o que a ração Grain Free oferece. A Dra. Juliana garante que “esse alimento é livre de grãos na composição”.

A composição da ração para cachorro é muito importante para a qualidade dela
shutterstock
A composição da ração para cachorro é muito importante para a qualidade dela

Já a ração orgânica “não apresenta pesticidas ou qualquer outro produto químico, como hormônios e antibióticos, nos ingredientes”.

Qual a melhor ração para cachorro filhote?

Cães filhotes estão em desenvolvimento muscular e esquelético, por isso necessitam de maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Para garantir a nutrição adequada, a veterinária da Cobasi explica que eles “devem ingerir ração específica para a idade até completar um ano de vida. A ração deve ser de acordo com o porte do animal, ou seja, cães grandes acabam ingerindo ração de filhote com o grão maior, enquanto que um Pinscher ingere um grão bem pequeno”.

Leia também: Brinquedos para cachorro são muito importantes para o desenvolvimento do animal

Você viu?

Qual a melhor ração para cachorro na fase adulta?

A fase adulta do cachorro é conhecida pela estabilidade, por isso a ração é de manutenção. Basta oferecer uma ração de qualidade que irá fornecer os componentes necessários para uma boa nutrição, sem causar a obesidade. A opção pode ou não ser de acordo com a raça do pet.

“Nesta fase de visa o fator mais importante é a quantidade de alimento oferecido por dia, bem como o fornecimento ou não de petiscos ofertados pelos seus tutores”.

Qual a melhor ração para cachorro idoso?

A partir dos sete ou oito anos de idade o cachorro é considerado idoso. Nesta fase ele se torna menos ativo e está mais suscetível a doenças. Por isso a ração deve ser específica.

“Ofereça a ração Senior, que tem função de preservar os órgãos de grande importância no organismo. Elas apresentam menor teor de eletrólitos (Na, P), proteínas de altíssimo valor biológico para evitar perda de massa magra, maior teor de antioxidantes e maior palatabilidade”, explica a veterinária Juliana.

Como armazenar a ração em casa?

A forma como a ração é armazenada pode alterar a qualidade dela. Deixá-la mal fechada ou em locais muito úmidos, por exemplo, causa oxidação do produto e pode provocar o aparecimento de bolores.

 “A melhor maneira de guardar a ração é na própria embalagem. As empresas investem muito na qualidade delas para garantir que a ração não sofra oxidação ou perca a qualidade. Recomendo que o pacote, após aberto seja guardado em um local ao abrigo da luz e totalmente fechado”.

Qual a quantidade de ração é indicada diariamente?

Não importa quanto o cachorro é guloso, a quantidade de ração oferecida para ele deve ser limitada
shutterstock
Não importa quanto o cachorro é guloso, a quantidade de ração oferecida para ele deve ser limitada

Este é um dos principais pontos relacionados à alimentação do cachorro, já que poderá evitar problemas de sobrepeso.

Todos os pacotes de rações possuem um guia alimentar que informa a quantidade diária que deve ser oferecida ao cachorro de acordo com o peso e o porte dele. É o caminho para o tutor se orientar e não errar na hora de servir a ração.

Leia também: É possível adestrar cachorro com idade mais avançada?

“Para filhotes de até 6 meses recomendo que sejam dadas quatro refeições diárias, após seis meses a quantidade deve ser diminuída para duas ou três. Porém, os de grande porte devem se alimentar apenas duas vezes por dia para evitar torção gástrica”, explica a veterinária Juliana Didiano.

Quando o dono oferece a quantidade certa da melhor ração para cachorro ele está demonstrando amor ao seu animal de estimação. O bem-estar e a saúde do bichinho são prioridade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!