Os cães são como crianças: cheios de energia, querem sempre brincar e de vez em quando aprontam coisas que deixam os tutores de cabelos em pé. Todos adoram esse espírito, o problema é quando as travessuras são frequentes e começam a afetar a boa convivência dentro de casa. Adestrar cachorro é a solução para isso.

Leia também: Cobasi doará 70 toneladas de ração para comemorar seu aniversário de 33 anos

Mas, meu cão já é adulto, ele é capaz de aprender? Sim! Os cães aprendem a vida inteira, o que muda é a forma de ensinar. Para adestrar cachorro com idade avançada o número de repetições da tarefa que deseja que ele aprenda precisa ser maior. O segredo é paciência e muito carinho.

Adestrar cachorro com mais idade é possível, só requer mais paciência
Reprodução shutterstock
Adestrar cachorro com mais idade é possível, só requer mais paciência

“Os cães aprendem por repetição e associação. Então, eu tenho que criar uma situação, repetir para que ele associe que isso é legal ou não. A diferença de fazer isso com o cachorro adulto é que se ele já aprendeu um comportamento, precisamos de mais repetição para que ele entenda que esse comportamento deve ser alterado”, explica o adestrador André Almeida.

Quando adestrar o cachorro?

O ideal é que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, pelos menos. Nesse período o aprendizado é mais rápido e o controle do dono é importante para ter um relacionamento bom com o animal. Mas, para aprender não existe idade.

“Se você quer treinar o seu cachorro, pode começar em qualquer idade. A melhor idade é quando o comportamento que você precisa alterar aparece”, diz André.

O que usar para adestrar cachorro?

Além de ter bastante paciência com o cachorro, os aliados para um adestramento eficiente são: clicker, petiscos, brinquedos e muito carinho. Cabe à pessoa que está realizando o adestramento perceber qual está empolgando e prendendo mais a atenção do cão naquela hora.

Leia também: Cobasi lança novo site e amplia os serviços; conheça todos

Você viu?

O clicker é um dispositivo usado para adestramento que marca os acertos do cachorro por meio de um barulhinho. Para ele ser utilizado, antes o animal precisa associar esse barulho com algo bom. Isso pode ser feito com o uso de petiscos. Esse meio é eficiente durante o momento de aprendizado, depois que a tarefa é associada corretamente pelo bichinho ele não precisa mais ser utilizado.

Os petiscos não devem ser dados em grandes quantidades durante o adestramento, isso pode desregular a alimentação do cachorro. Dê a recompensa pelos acertos sempre em pedaços bem pequenos. Se o animal tem a alimentação bem regrada o agrado pode ser a própria ração, caso a aula seja feita no horário em que ele está acostumado a comer.

Já os brinquedos podem ser utilizados para rápidas brincadeiras após os acertos. Eles podem deixar o animal bastante agitado, por isso o ideal é utilizá-los apenas quando o bichinho já está num estágio mais avançado do adestramento. Ao mesmo tempo, podem deixar a obediência mais rápida.

“Quando o cachorro recebe a premiação ele sente uma sensação de prazer muito grande, uma série de hormônios é liberada e os neurotransmissores passam a informação para ele de que isso é legal. Clicker, prêmio, brinquedos, tudo isso junto faz com que o cachorro crie foco, interesse e responda bem aos comandos”, explica André.

Por quanto tempo devo treinar o cachorro?

A premissa para um bom adestramento é a associação do animal de que aquilo é algo bom, por isso as atividades não devem ser impostas.

“Durante todo o treinamento você precisa observar o cão. Quando o movimento anterior foi respondido mais rápido e feito com melhor qualidade, isso significa que o animal já está cansando, é hora de parar”, ensina André. 

Assim, o tempo das aulas para adestrar cachorro varia de animal para animal. Pode ser que dure 5, 10 minutos ou que ele aguente bastante, mas nunca ultrapasse meia hora de adestramento. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!