Cachorros de algumas raças como Pit Bull e Dobermann, devem usar focinheira por lei. As regras e penalidades variam de acordo com cada estado , mas todos têm a mesma intenção: proteger a população e outros animais de cães que podem ser agressivos e representar alguma ameaça.
O problema é que não são todos os donos que cumprem a lei. Uma dos motivos é a visão que muitos donos têm da focinheira : acreditam que o item limita o animal, o incomoda e alguns até consideram uma forma de maltrato. Cleber Santos, adestrador especialista em comportamento animal e proprietário da ComportPet, afirma que "A focinheira é uma forma apenas de controle e de evitar acidentes maiores, ela nunca foi maus-tratos, mas, sim, totalmente o oposto, é segurança".
Assim, o dono que escolher a focinheira ideal para o formato do rosto do seu cachorro e ensiná-lo corretamente a usá-la não está fazendo nenhum mau ao pet. O especialista explica como fazer isso.
Escolhendo a focinheira ideal
Cleber explica que "existem diversos tipos de focinheira, de couro, plástico, nylon, poliéster. Na escolha é necessário levar em conta o tamanho correto da focinheira e os tipos de ajustes". Outro ponto importante é a qualidade e a resistência do material.
Leia também: Aprenda a levar o cachorro para passear sem que ele puxe a coleira
Normalmente o tipo mais indicado é a focinheira de cesta ou de grade, que permite ao cão beber água e até comer, além de não apertar o focinho.
Antes de comprar, procure saber se o tipo escolhido é compatível com o tamanho do rosto do cachorro e com a raça dele.
Acostumando o cachorro com a focinheira
A apresentação da focinheira para o cão deve ser feita da maneira correta para evitar uma recusa do animal. "Isso deve ser feito em casa ou em um ambiente muito familiar e seguro para o cachorro. Antes de colocá-la no animal, ele precisa conhecê-la bem, se não ficará tentando retirá-la durante todo o passeio", explica Cleber.
Para iniciar o treinamento, a dica é tornar a focinheira um objeto. "Deixe-a sempre ao alcance do animal, ele deve poder cheirar e vê-la entre os brinquedos e outros objetos da casa. Depois, coloque alguns prêmios ou comida apetitosa ao redor do objeto. Dessa forma, ele será atraído por ele. Finalmente, você pode começar a colocar os prêmios dentro da focinheira."
O ponto principal é nunca forçar o cachorro. Ele pode achar estranho o uso do objeto, então é importante respeitar o tempo dele. "Pouco a pouco, o cão vai ficar menos hesitante em colocar a cabeça para pegar prêmios. Quando isso acontecer, apresente os prêmios através da abertura frontal da focinheira. Quando ele se aproximar para comer, ponha a focinheira, mas continue dando-lhe prêmios. Assim, o cão verá que embora seja desconfortável, vale a pena usar o objeto", explica Cleber.
Leia também: O cão pode brincar de cabo de guerra? Como saber se a diversão é saudável?
Esses exercícios devem ser repetidos algumas vezes, uma hora o cachorro vai começar a associar a focinheira com coisas que ele gosta. Com o costume, o objeto não será mais tão desconfortável para o cão.
O principal alerta do especialista em comportamento animal é não usar a focinheira como uma forma de punição, já que a única utilidade dela é a segurança. "Lembre-se de fazer jogos e coisas divertidas com o seu cão quando ele estiver de focinheira. Mostre-lhe que você não o está castigando, mas, na verdade, quando ele estiver de focinheira, vai se divertir e brincar com você", finaliza.