Cachorro fazendo xixi na cama é uma dor de cabeça para muitos donos. Ninguém gosta de chegar em casa e ver o local em que dorme sujo de urina. Os filhotes e idosos são os que mais cometem esse erro por causa da idade, mas nenhum pet esta livre dos maus costumes. É importante acabar com esse hábito rapidamente.

Leia também: Ensinando o cão a fazer xixi no lugar certo? Veja se está fazendo isso direito

Antes de brigar ou tentar adestrá-lo, é preciso descobrir os motivos que causam tal comportamento. Um  cachorro fazendo xixi na cama pode estar ansioso, com medo, marcando território ou até com alguma doença. Confira todas as causas para esse problema e soluções para acabar de vez com ele.

Por que meu cachorro urina na cama? 

Antes de brigar ou tentar adestrá-lo, é preciso descobrir os motivos que causam tal comportamento. O cachorro fazendo xixi na cama pode estar estressado, com medo, marcando território ou até com alguma doença
reprodução shutterstock
Antes de brigar ou tentar adestrá-lo, é preciso descobrir os motivos que causam tal comportamento. O cachorro fazendo xixi na cama pode estar estressado, com medo, marcando território ou até com alguma doença

Existem vários motivos para um cão urinar na cama, mas o mais comum é para marcar território. Isso acontece muito entre animais novos na casa ou quando o macho detecta uma fêmea no cio. Outra razão pode ser o medo. Momentos de pavor faz com que o xixi "vaze" um pouco.

Ansiedade e superexcitação também são causadoras. No caso da ansiedade, pode ser motivado pela separação com o dono, enquanto a superexcitação por fortes emoções como brincadeiras, passeios ou a chegada do tutor em casa.

Leia também: A incontinência urinária costuma afetar os cães idosos e é bem séria

Por último, existe a chance de o animal estar com problemas urinários. Essa opção não deve ser descartada, pois o adestramento não resolverá o problema. Se depois que você o ensinou ele continuar fazendo xixi onde não deve, leve-o ao veterinário.

Caso não seja nenhum dos motivos anteriores, a má educação é a explicação. Animais que não foram treinados quando filhotes tendem a fazer xixi em qualquer lugar, pois acreditam que a casa inteira é sua. Adestramento costuma resolver essa situação.

Solucionando o problema

A melhor maneira de treinar um canino é através de recompensas e reforço positivo. Gritos, brigas e punições não resolvem o problema
Reprodução
A melhor maneira de treinar um canino é através de recompensas e reforço positivo. Gritos, brigas e punições não resolvem o problema

A maneira correta de treinar um canino é através de recompensas e reforço positivo. Gritos, brigas e punições não é a melhor forma de educar, sobretudo se o mau comportamento for motivado por doença ou idade avançado.

Portando, quando o encontrar urinando no colchão, peça para que saia com calma. Nada de brigar ou bater. Chame-o para brincar ou passear para distrair sua atenção. Mais tarde limpe bem a região suja. Tire totalmente o cheiro dali, pois um animal, por instinto, vai fazer xixi onde já tem odor.

O próximo passo é escolher um local para se tornar o "banheiro" do pet. Colocar um jornal ou tapete sanitário próximo da cama é uma excelente técnica. Alguns donos optam por jogar urina no lugar para que o animal entenda onde deve urinar. Lembre-se de trocar o jornal ou o tapete diariamente.

É importante também conhecer os horários em que o cão faz xixi para evitar surpresas. Leve-o para passear ou até seu "banheiro" para fazer as necessidades e impedir que urine na cama. Utilize essa técnica sobretudo à noite, antes dele dormir. 

Mas, para que o treinamento funcione, você não deve tratá-lo com bebê. Parte dos problemas comportamentais canino está relacionado à maneira com os donos agem. O tratamento humanizado confunde os animais, fazendo com que se acham os líderes da casa.  

Leia também: Meu cachorro pode usar a caixa de areia também? Saiba como ensiná-lo

O adestramento perfeito precisa de paciência, calma, determinação e muita recompensa. Nessa fase, tente limitar também o acesso do pet a cama e sofás. Só assim os dias de cachorro fazendo xixi na cama ficarão para trás. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!