Ao adquirir um cachorrinho, muitas responsabilidades o acompanham, como cuidar da saúde, comprar os utensílios necessários, socialização e adestramento . Durante o treinamento, um ponto fundamental é ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo, tarefa não tão agradável aos olhos dos donos.
Leia também: Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo
Por mais que não seja algo tão complicado, o adestramento exige tempo, dedicação e paciência. Caso contrário, o animal terá problemas na hora de aprender e dificilmente fará xixi no lugar certo . Pensando nisso, confira alguns dos erros mais comuns cometidos pelos tutores no treinamento e descubra se está ensinando corretamente.
Não conhecer os horários das necessidades
Não saber os momentos do dia em que cachorro quer fazer xixi e cocô pode ser um problema. A falta dessa informação atrapalha o aprendizado, pois impede que você preveja os horários das necessidades e o leve ao lugar certo.
Se você o alimenta de forma regrada, fica fácil descobrir esses momentos, já que os cães também criam hábitos de se aliviar em determinados períodos ou após atividades específicas. Portanto, a primeira dica para não errar durante o adestramento é estabelecer uma rotina.
Não se dedicar ao adestramento
Para que o cachorro aprenda, o dono precisa ter paciência, se dedicar e se comprometer com a tarefa. Não pense que o treinamento irá durar só algumas horas. Leva tempo até o animal assimilar o comando e começar a aplicá-lo no dia a dia.
Portanto, nos primeiros dias, reserve um tempo para acompanhar a rotina e hábitos do peludo. Só assim você conseguirá ensinar, corrigir e levá-lo ao lugar certo quando a necessidade aparecer. Utilize reforço positivo sempre que acertar o comando.
Além disso, evite brigar, gritar, ameaçar e ter comportamentos agressivos. Essas táticas são cruéis e não funcionam. O animal acabará desenvolvendo problema comportamento e psicológicos.
Leia também: Meu cachorro pode usar a caixa de areia também? Saiba como ensiná-lo
Deixar o animal solto pela casa quando estiver sozinho
É impossível ficar de olho no animal 24 horas por dia. Em algum momento você precisará sair e ele ficará sozinho. Nessas horas, o recomendado é restringir o espaço do pet para evitar que faça xixi e cocô pela casa toda. Espalhe tapetes sanitários e papel higiênico no local para estimular o aprendizado.
Não utilizar os utensílios a seu favor
Por mais que alguns donos optem por colocar jornais no local das necessidades, não é o utensílio mais recomendado. Além de serem escorregadios, soltam tintas e podem causar alergias. O ideal é investir em tapetes sanitários. Eles são confortáveis, higiênicos, absorventes e ficam fixos no chão.
Esse produto também ajuda o adestramento, pois é capaz de estimular o cachorro a urina no local. Mas, para que suas propriedades funcionem, o tapete deve ser colocado num ambiente estratégico. Prefira espaços de fácil acesso e tranquilos. Jamais ponha próximo da cama do cachorro ou do comedouro e do bebedouro.
Não eliminar odores
Como todos sabem, o olfato dos cachorros é muito desenvolvido e, na hora das necessidades, tendem a encontrar locais com cheiro de xixi ou cocô para evacuar. Esse costume é bem comum entre exemplares da espécie. Por isso, sempre que o cão fizer as necessidades no lugar errado, lave bem até remover qualquer odor.
Leia também: Saiba como a psicologia pode ajudar no adestramento de cães
Evitando esses erros, é bem provável que a missão de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo fique mais fácil. Caso tenha dificuldades no treinamento, contrate um adestrador profissional para te ajudar.