Tamanho do texto

Com determinação e reforço positivo, os cães são capazes de aprender quase tudo, inclusive a usar a caixa de areia

Uma das vantagens dos gatos sobre os cachorros é o fato de utilizarem caixa de areia para urinarem e defecarem. Isso evita sujeiras pela casa e facilita o recolher dos dejetos. Porém, você já se perguntou se os peludos também podem usar essa caixa? Por mais que os donos amem seus companheiros, sabemos o quanto é difícil evitar que ele faça as necessidades no local errado. 

Leia também: Descubra bons motivos para usar tapetes sanitários com seu cão!

E a resposta é sim! Os caninos também podem fazer suas necessidades numa caixa de areia . Mas é preciso usar uma areia específica para a espécie e a caixa deve estar num lugar estratégico. Saiba de antemão que você necessitará dispor um tempo no seu dia para ensinar o peludo, e pode ser que demore até atingir o objetivo. 

Felizmente, em geral os cachorros são fáceis de adestrar. Com determinação e reforço positivo são capazes de aprender quase tudo. Ensiná-lo a usar a caixa pode ser seu novo projeto de adestramento animal. 

Escolhendo a caixa de areia certa

Os caninos também podem fazer suas necessidades numa caixa de areia. Mas é preciso usar uma areia específica para a espécie e a caixa deve estar em um lugar estratégico
reprodução shutterstock
Os caninos também podem fazer suas necessidades numa caixa de areia. Mas é preciso usar uma areia específica para a espécie e a caixa deve estar em um lugar estratégico

Para que esse projeto dê certo, é preciso comprar uma caixa de tamanho adequado para seu cão. É importante que seja de material resistente e não muito alta, pois a espécie tem o costume de arranhar o chão após as necessidades. Uma dica é pegar as medidas do animal: a altura na cernelha e comprimento desde o focinho até a ponta do rabo.

Se comprar uma muito funda e por areia demais, sua casa ficará uma confusão. Em contra partida, uma caixa muito pequena deixará o animal desconfortável, impedindo que se alivie adequadamente. Então, escolha um modelo e tamanho razoável, de modo que permita ao pet girar 360º dentro.

Em seguida, compre areia para cachorros . Esse produto é diferente dos vendido para gatos, pois os grãos são maiores e mais absorventes. Nem tente usar enganar seu canino usando areia para gatos. Ela emite odores que podem incomodar o animal, que acabará fugindo do novo "banheiro". É melhor investir na areia própria para a espécie.

Existem diferentes formatos e materiais disponíveis no mercado. Algumas opções mais econômicas são feitas com argila, enquanto as mais modernas contêm fragmentos de carvão ativado. Há também as perfumadas, mas não são recomendáveis já que os cães não gostam do cheiro forte. 

Leia também: 7 erros comuns cometidos pelos donos em relação a caixa de areia

Se estiver em dúvida de qual escolher, opte sempre pela neutra e sem cheiro. As chances de espantar o peludo são menores. Um segredo legal para evitar maus odores na caixa é colocando bicarbonato no fundo, antes de preencher com areia. 

Ensinando o cachorro a utilizar a caixa

Evite repreendê-lo durante o treinamento. É normal que ele não entenda o propósito da caixa e continue fazendo as necessidades fora
reprodução shutterstock
Evite repreendê-lo durante o treinamento. É normal que ele não entenda o propósito da caixa e continue fazendo as necessidades fora

Primeiramente, escolha um local bom para colocar a caixa. Deve ser um espaço que o canino passa bastante tempo, mas não fique visível a qualquer um. A espécie não gosta de plateia quando está se aliviando. Além disso, não deve ficar perto da água e comida. Os cães sabem bem diferenciar uma coisa da outra. 

Com tudo pronto, é hora de ensinar seu amigo. Coloque-o dentro da caixa e escolha um comando verbal curto, como "caixa" ou "use a caixa", para que ele associe a ordem ao ato. Deixe-o lá dentro por alguns segundo, depois tire-o e repita o processo algumas vezes. Um tempo depois, veja se ele obedece ao seu comando sozinho. 

A proposta dessa repetição é fazê-lo entender que a caixa é um local seguro e que faz parte do seu ambiente. Portanto, faça os mesmos movimentos até o canino se sentir confortável.

Evite repreendê-lo durante o treinamento. É normal que ele não entenda o propósito da peça e continue fazendo as necessidades fora. Quando isso acontecer, limpe com um jornal e o coloque sobre a caixa. Assim, o cheiro do xixi irá atraí-lo para o objeto na próxima vez que sentir vontade de urinar. A chance de ele acertar o local aumenta dessa forma.

A melhor forma de ensinar o canino com louvor é usando reforço positivo. Todas as vezes que usar a caixa ofereça um petisco. O prêmio irá motivá-lo a repetir a ação. Caso erre, não dê guloseima e nem brigue. Trate-o com carinho e tenha paciência, uma hora ele irá acertar. 

Você como dono provavelmente conhece os horários das refeições e, consequentemente, a hora que ele faz as necessidades. Assim que perceber o xixi ou o cocô se aproximando, use o comando escolhido para que ele vá até a caixa. Ou, se for preciso, pegue-o e leve até lá. 

Se você prestar atenção nesses momentos e aproveitar o "timing", o canino com certeza irá aprender. A espécie tem boa memória associativa e são capazes de lembrar para que serve a caixa e quando usá-la. 

Leia também: A incontinência urinária costuma afetar os cães idosos e é bem séria

Como visto, não é tão difícil assim ensinar o peludo a utilizar a caixa de areia . Você só precisa ser paciente, determinado e apostar no reforço positivo. Ofereça bastante amor e carinho durante as aulas e jamais repreenda com gritos e violência. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.