Os cães são animais muito inteligentes. Eles são capazes de fazer coisas que impressionam os donos, como achar um brinquedo escondido e aprender comandos. Algumas raças, inclusive, são tão espertas que auxiliam a polícia na hora de encontrar criminosos, drogas e pessoas desaparecidas. Observando todas essas habilidades, será que os cães podem ajudar também em tarefas de casa?

Leia também: Como evitar que o cachorro roube alimentos proibidos

A resposta é sim. Apesar de não ser algo tão comum, eles tem a capacidade de auxiliar em tarefas de casa simples, como recolher brinquedos e fechar a porta. E qualquer cachorro pode aprender uma infinidade de truques. Independente da raça, idade, sexo ou linhagem, com dedicação seu cão pode ser ensinado. 

Tarefas de casa podem ser ensinadas para qualquer cachorro
reprodução shutterstock
Tarefas de casa podem ser ensinadas para qualquer cachorro

O problema é que muitos donos subestimam a inteligência dos bichinhos e nem tentam educá-los. Isso não pode acontecer. Um animal que não é estimulado mentalmente e fisicamente se torna vulnerável a doenças, entediado e propenso a problemas comportamentais. 

Tarefas de casa para o cachorro ajudar

Abrir e fechar a porta

Ensinar a abrir e fechar a porta pode ser muito útil para donos que disponibilizam o quintal para o animal fazer as necessidades. Em vez de ter que esperar você, ele consegue sair sozinho, abrindo e fechando a porta com o corpo. Para isso, será preciso ensiná-lo durante certo tempo.

Fechar é mais simples, já que basta empurrar a porta usando a cabeça ou as patas. Abrir é mais complicado porque nem todo cachorro conseguirá por causa da altura. Raças menores não alcançam a maçaneta, então a tarefa só pode ser ensinada para animais maiores. Mostre a ele como o trinco funciona para ser aberto. Toda vez que ele fizer corretamente, premie com guloseimas e diga palavras de incentivo. 

Porém, tome cuidado para ele não abusar do novo truque. Precisa ficar claro quais portas ele pode abrir, se não ele poderá usar a habilidade para fugir.  

Com paciência, o cão pode aprender a abrir e fechar a porta sozinho
reprodução shutterstock
Com paciência, o cão pode aprender a abrir e fechar a porta sozinho

Leia também: Dicas de exercícios para um cachorro adulto

Guardar os brinquedos

Assim como os pais ensinam os filhos a guardarem os brinquedos, os donos também devem ensinar os cães. Em vez de sobrar tudo para você, ele aprendendo essa tarefa irá reduzir seu trabalho e normas de boa convivência serão implantadas na casa. 

Essa é bem mais simples de ensinar. Basta mostrar ao animal como pegar os brinquedos com a boca e onde devem ser guardados. Com bastante paciência, repetição e prêmios ele aprenderá a tarefa. 

Recolher a roupa suja

Assim como recolher os brinquedos tem a função de reduzir seu trabalho, pegar a roupa suja segue o mesmo fundamento. O modo de ensinar é o mesmo: mostre como recolher as peças e onde devem ser colocadas. Dê um prêmio ao cão sempre que fizer corretamente. Aos poucos ele irá aprender e suas funções na casa reduzirão.

Apagar as luzes

Ensinar o animal a apagar as luzes é uma ajuda e tanto na hora de economizar energia. O problema é que, dependendo da altura do interruptor, nem todos irão alcançar. Caso esteja disposto a fazer algumas reformas, pode adaptar para que seu cão tenha acesso. 

De qualquer forma, para ensinar essa tarefa será preciso dedicação e bastante treinamento. Mostre a ele como ficar em pé e usar a pata para desligar as luzes. Diga palavras de incentivo e dê guloseimas quando acertar. Com paciência ele irá aprender e te ajudar sempre que saírem do cômodo. 

Os comandos básicos são ensinados por meio do método de recompensas e representam o princípio do adestramento
Reprodução Pinterest
Os comandos básicos são ensinados por meio do método de recompensas e representam o princípio do adestramento

Dicas para ensinar corretamente o cachorro

Antes de ensinar as tarefas domésticas, ele precisa aprender ordens básicas de obediência. Cães aprendem progressivamente e podem se frustrar com coisas complexas. Só depois que ele assimilar tudo, parta para truques mais difíceis. 

10 passos para você aprender a fazer massagem em cachorro

Evite abandonar o adestramento. Será preciso de paciência, disciplina e periodicidade para que o cão aprenda. Você deverá se comprometer e treiná-lo todos os dias, mas sem exageros. Caso contrário, nada ensinado terá efeitos e as  tarefas de casa  não serão aprendidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!