Todo mundo sabe que os cães adoram pedir comida quando veem os donos se alimentando. A maioria cede e dá um pedacinho para agradar o bichinho. No entanto, alguns alimentos fazem mal para o animal. Entre esses alimetos proibidos estão chocolate, abacate, temperos como alho e cebola, massas, alimentos gordurosos, frutas ácidas, carnes cruas e derivados de leite.

Leia também: Comidas comuns que podem matar seu cachorro

A falta de limites pode deixar o animal confiante e fazer com que ele roube alimentos proibidos frequentemente, o que pode fazer mal a saúde e causar problemas como a obesidade e a intoxicação. Além disso, outros motivos como a fome podem ser causadores do roubo. Nesses casos, o dono deve seguir os horários corretos de alimentação do animal e trabalhar o adestramento, mostrando que aquela atitude é errada. 

Cão roubando alimentos proibidos é uma problema que deve ser cortado
reprodução shutterstock
Cão roubando alimentos proibidos é uma problema que deve ser cortado

Outro motivo é o tédio. Quando o animal quer chamar a atenção do dono, ele vai fazer tudo que está ao seu alcance. Ele sabe que roubando comida, te deixará bravo e será o centro das atenções. 

A personalidade também pode influenciar no comportamento. Se você tem um pet guloso, é normal que ele roube comida, afinal está sempre pensando em comer, mesmo não estando com fome. 

O estresse é outro gatilho para esse comportamento. Cachorros que são muito apegados e passam a ficar sozinhos ou não recebem mais tanta atenção como antes, desenvolvem estresse canino. Para que voltem a ser notados, roubam comida. 

Leia também:  Acima do peso? Confira dicas de como fazer uma dieta para o cachorro

Como evitar que o cachorro roube comida?

Não importa se o animal tem o comportamento a muito tempo ou começou agora, ele precisa ser ensinado e parar de roubar comida. O dono deverá ter paciência, persistência e não ceder aos pedidos dele.

1. Não deixe comida em locais de fácil acesso

Os cães são espertos e engenhosos quando querem roubar comida. Por isso, mantenha em locais de difícil acesso e, se preciso, trancados. De preferência, guarde dentro da geladeira e em armários no alto. 

2. Ensine-o a comer na tigela

Ensine-o desde filhote a comer somente na tigela. Dessa forma, ele irá entender que as comidas em cima da mesa ou em outros locais não são para ele. 

Para cortar esse comportamento, resista aos pedidos do animal
reprodução shutterstock
Para cortar esse comportamento, resista aos pedidos do animal

3. Não ceda aos seus pedidos

Um dos principais motivos que levam os cães a desenvolverem esse comportamento é oferecer pedaços da comida durante as refeições. É um erro muito comum entre os donos. Por isso, quando estiver comendo, evite que ele pule em suas pernas, apoiei as patas na mesa, lata e não ceda a sua cara fofa. 

4. Não o deixe comer comida na rua ou revirar o lixo

O cão não precisa subir na mesa ou abrir o armário para roubar comida. Basta revirar o lixo ou pegar o que foi jogado no chão da rua. Fazer isso é muito preocupante, pois esses alimentos estão sujos, estragados e o animal pode se cortar com outros objetos presentes no lixo, como cacos de vidro. Fique de olho para impedir esse comportamento. 

Leia também: Dieta canina: posso oferecer carne crua no lugar da ração?

Não deixe que seu cão fique roubando alimentos proibidos  para preservar a saúde dele. É muito provável que ele engorde ou tenha problemas mais graves, como uma intoxicação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!