Você já viu seu cachorro sentar sobre as patas traseiras, com o corpo ereto, imitando a postura de um suricato? A cena, embora engraçada, pode deixar alguns tutores preocupados com a saúde da coluna do pet . Mas, afinal, essa posição é prejudicial?
De acordo com a médica veterinária Juliana Hirai, especialista em fisioterapia, quando o cão adota essa postura sem apoio, é sinal de que sua musculatura abdominal e paravertebral está bem fortalecida . Esses músculos atuam como um suporte natural, protegendo a coluna mesmo quando o animal fica na posição vertical.
Além disso, como essa postura geralmente ocorre quando o pet está parado, o impacto sobre a coluna é mínimo, reduzindo os riscos de lesões ou desconfortos. Portanto, se o seu cachorro costuma sentar-se assim, não há motivo para preocupação – pelo contrário, é um indicativo de boa condição muscular.
Quando ficar atento?
Apesar de ser um comportamento normal em muitos casos, é importante observar se o cão apresenta sinais de dor, dificuldade para se movimentar ou se adota a postura devido a algum desconforto. Nesses casos, a orientação é procurar um veterinário para uma avaliação detalhada.
Raças que mais adotam a postura
Algumas raças, como o Jack Russell Terrier, são mais propensas a sentar-se nessa posição, muitas vezes para observar o ambiente com maior atenção. Em 2021, uma cadela da raça Dachshund, apelidada de "suricata salsicha", viralizou nas redes sociais por seu hábito de "espionar" a vizinhança da janela.
Juliana Hirai reforça que a postura é segura quando o animal a mantém de forma natural e confortável.
"Se o cão consegue ficar nessa posição sem apoio, significa que sua musculatura está bem desenvolvida para sustentá-lo" , explica.