Internautas se divertiram com o registro de um zoológico norte-americana.
Reprodução/@metrorichmondzoo
Internautas se divertiram com o registro de um zoológico norte-americana.


Um  orangotango roubou a cena nas redes sociais ao fazer um  nó perfeito em um lençol. O caso aconteceu no Metro Richmond Zoo , zoológico de Virgínia, no sul dos Estados Unidos.


O protagonista dessa história é  Patrick, nome do animal que completou 34 anos nesta semana. Como presente, ele recebeu o lençol, que rapidamente virou um atrativo para a mente do bicho.

“Patrick faz 34 anos, recebe um manto real e então dá o nó perfeito – porque até a realeza da selva precisa de um visual exclusivo! Comportamento de rei”, disse a conta do zoológico. 


Nos comentários, internautas se assustaram coma inteligência do orangotango: "Ele mesmo postou isso", disse um perfil. Outro acrescentou: "Já dá para considerá-lo apto para trabalhar e ajudar com o aluguel?”

Entenda a diferença entre primatas, símios e macacos

Antes de tudo, vale uma ressalva: o animal em questão é um primata — mas não um macaco. Na verdade, o orangotango também é um símio, que é um tipo de primata, assim como os macacos.

Embora as nomenclaturas confundam muita gente e sejam tratadas como sinônimos, não significam a mesma coisa. Os primatas são uma ordem de mamíferos que inclui símios, macacos e outros animais como lêmures, loris e társios, além dos  humanos.

Os termos populares comumentes utilizados — inclusive neste título, a fim de facilitar a identificação —  em sempre coincidem com a classificação científica.
Reprodução
Os termos populares comumentes utilizados — inclusive neste título, a fim de facilitar a identificação — em sempre coincidem com a classificação científica.


Dentro dos símios, há animais como  gorilaschimpanzés orangotangos. Nos macacos, há o mico-leão-dourado, sagui, babuínomacaco-prego e outros. Para facilitar a identificação, normalmente, os símios não têm cauda, enquanto os macacos possuem.

A inteligência dos primatas

Segundo um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), os grandes símios, como os orangotangos e os chimpanzés, são os primatas não-humanos mais inteligentes.

Os pesquisadores destacam que o resultado não descarta a possibilidade de outras espécies terem resultados melhores em testes específicos. No entanto, de modo geral,  macacos lêmures saem em desvantagem.

Os orangotangos estão entre os animais mais inteligentes do mundo.
Flickr
Os orangotangos estão entre os animais mais inteligentes do mundo.


Individualizando a questão, os orangotangos possuem habilidade em resolver problemas complexos, como manipular dispositivos para obter recompensas alimentares. Além disso, são capazes de usar ferramentas e até  sinais para se comunicar, inclusive com humanos.

Ainda assim, o título de primata mais inteligente do mundo  é atribuído outra categoria: os  chimpanzés. A espécie compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano, o que a deixa relativamente próxima do ser humano em termos genéticos e cognitivos

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes