
Um registro raríssimo feito na Nova Zelândia mostra uma batalha entre uma ave ameaçada de extinção e réptil considerado "em risco". As espécies em questão são, respectivamente, o takahē e tuatara.
O vídeo publicado pela ' Guardian Australia ' mostra os animais se perseguindo e se encarando antes do confronto. Nick Fisentzidis, guarda florestal do departamento de conservação da Ilha Tiritiri Matangi e responsável pela filmagem, falou sobre o encontro raro.
"Eu os vi brigando um pouco. O takahē tentou atacar a cauda do tuatara, e eles tiveram uma pequena briga". Depois dos primeiros movimentos, o réptil revidou e passou a comandar as investidas de ataque.
“Eu os segui morro abaixo, e o tuatara deu algumas mordidas, então o takahē recuou e voltou sorrateiramente para a floresta”, contou Fisentzidis, que considera o registro um incentivo: "Mostra o que é possível… se realmente começarmos a nos unir para trazer mais da nossa vida selvagem nativa de volta".
Conheça o takahē e a tuatara
A takahē, também chamada de tacaé-do-sul, tem 50 cm de altura e pesa entre 2,3 e 3,8 quilos. Apesar de ser uma ave, o animal não consegue voar, o que a torna uma presa fácil para predadores.
A ação de furões, ratos e gatos selvagens é o principal risco para a espécie, que voltou à natureza em agosto de 2023. Esse animal foi considerado extinto na natureza por cerca de 100 anos.
O retorno foi graças à ação humana, que conservou ovos e alguns indivíduos em cativeiro. Quando o Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC) libertou 28 delas em seu antigo hábitat, a reprodução fez seu papel: atualmente, a população de takahē já supera os 500 indivíduos.
Já os tuataras carregam o apelido de “fósseis vivos”. E não à toa: eles são os únicos sobreviventes da antiga ordem de répteis Sphenodontia, que andou na Terra com os dinossauros há 225 milhões de anos.
A reprodução desses animais, que vivem até os 200 anos, acontece além da marca centenária. A espécie é considerada intrigante para a ciência, já que carrega características comuns entre dinossauros, aves, mamíferos e outros répteis.