São cerca de 90 animais de estimação, todos de tutores voluntários
Reprodução/Instagram
São cerca de 90 animais de estimação, todos de tutores voluntários

A Patas Therapeutas é uma organização sem fins lucrativos que atua em intervenções assistidas por animais, ajudando pacientes em instituições por todo o Estado de São Paulo, fundada em 2012 pela psicanalista Silvana Fedeli Prado, que atua com Serviços Assistidos por Animais há mais de 20 anos.

Ao Canal do Pet, Silvana afirma que seu objetivo ao fundar sua ONG era “fazer a diferença na vida das pessoas”. “Nossa missão é oferecer os benefícios dos efeitos da convivência com animais, trazendo resultados cientificamente comprovados para a saúde física, emocional, mental e social das pessoas com diversas patologias, também às sadias, em todas as faixas estarias”, explica a terapeuta.

Atualmente, a ONG realiza visitas quinzenais ou mensais em 16 instituições, divididas entre hospitais, até mesmo em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), residenciais de idosos, abrigos de crianças, Polícia Militar e até mesmo empresas e eventos. 

A ONG trabalha com cerca de 90 animais, das mais variadas espécies e tamanhos, e todos são pets de tutores voluntários. Os animais ficam em suas casas e se encontram nas instituições onde realizam os atendimentos.

“Utilizamos cães, gatos, bichos silvestres e exóticos”, diz Silvana. “Podem ser com raça e SRD (sem raça definida). Os cães são a maioria, desde animais de 3kg (Yorkshire Terrier) até 82 kg (Dogue Alemão) e até cães especiais.”

Entre os animais estão pets comprados, adotados, resgatados e, independentemente se são de raça ou não, todos passam por uma escola de cão de intervenção, que pertence à própria ONG, na qual aprendem a exercer a função de animal de terapia.

Além dos cachorros, Patas Therapeutas conta com quatro gatos, que também passam por uma escola de gato de intervenção, três furões, um coelho e até uma galinha. Silvana ressalta que o time felino logo aumentará para cinco.

“Todos passam por rígidos protocolos internacionais de saúde (vacinas, parasitológico, controle de pulgas, carrapatos e sarnas) e comportamento - avaliando se os pets têm perfil afetivo, equilibrado emocionalmente, adestrado, socializado e dessensibilizado. Tudo é realizado por nossas profissionais”, explica a psicanalista.

O que é preciso para ser um voluntário?

Para fazer parte da ONG, os tutorem devem participar de uma palestra na qual tomam conhecimento sobre todos os serviços assistidos, dos protocolos, comportamento e saúde dos animais, assim como das instituições atendidas.

“Após [as palestras] temos as visitas obrigatórias com os tutores, sem a presença dos animais, para se certificarem de que é o que desejam fazer”, explica Silvana. Se a responta for positiva, o próximo passo dependerá do animal: se for cão ou gato, vão para as escolas, se forem de outras espécies, vão para a avaliação.”

Ela destaca: “Lembrando que seguimos protocolos internacionais de comportamento e saúde dos animais. Somos membros da organização internacional de interação humano animal, a IAHAIO.org.”

Entre os principais pacientes da ONG estão agentes da Copom da Polícia Militar de São Paulo. “Há 8 anos fazemos visitas duas vezes ao mês. Ajudamos os militares em questões como ansiedade e depressão, devido ao trabalho extenuante que eles realizam”, explica Silvana, ressaltando que o lema da Patas Therapeutas é levar amor e alegria a quem mais precisa.

Conheça algumas das organizações assistidas pela ONG

  • Hospital AC Camargo – Pediatria e Adultos oncológicos;
  • Hospital Albert Einstein – Geriatria;
  • Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Adultos com diferentes patologias;
  • Hospital Dom Alvarenga – Geriatria geral e UTI;
  • Hospital do Coração – HCor – Pacientes oncológicos;
  • Hospital Força Aérea de São Paulo – Adultos com diversas patologias;
  • Hospital Infantil Darcy Vargas – Crianças da Oncologia, Nefrologia, Hematologia e Clínica Cirúrgica e Geral;
  • Hospital Infantil Menino Jesus - Crianças com diversas patologias respiratórias. Deformidades congênitas, pré e pós-transplantados, hepatopatia, clínica cirúrgica e geral; 
  • Hospital Rede D’OR São Luís/Unidade Anália Franco – Pacientes crianças, adultos e idosos com diversas patologias; 
  • Hospital Sírio Libanês – Pediatria e UTI - crianças com diversas patologias; 
  • Instituto Central do Hospital das Clínicas – Geriatria – Clínica geral;
  • Instituto Solid Rock Brasil - Abrigo de crianças e adolescentes vitimados: ajuda afeto-emocional;
  • Policia Militar do Estado de São Paulo - Copom - Policiais Militares: ajuda afeto-emocional;
  • Residencial Israelita Albert Einstein – Idosos moradores com doenças senis;
  • Saica São Judas Tadeu - Abrigo de crianças e adolescentes vitimados: ajuda afeto-emocional;
  • Sociedade Beneficente Alemã /SBA – Idosos moradores com doenças senis.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter)Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!