Uma das grandes preocupações de quem adota ou compra um novo cachorrinho de estimação é a educação do filhote, seja para não morder os móveis, ou, principalmente, ensinar a fazer as necessidades em um local adequado, seja em algum local no quintal, na sacada ou em um tapete higiênico.
A verdade é que essa tarefa não precisa ser tão complicada, basta que os tutores sigam os passos corretos na hora de educar o filhote. Por isso, a veterinária comportamental e adestradora Marcela Barbieri revela três passos importantes que podem ajudar a resolver o problema. Confira!
1 - Treinamento é fundamental!
Apesar do pensamento popular de que os cachorros aprendem sozinhos o local certo para fazer xixi, Marcela ressalta que o treinamento é indispensável. Paciência e consistência são essenciais para ensinar o cão a acertar o lugar escolhido para que ele faça as necessidades fisiológicas.
2 - Reforço positivo, não castigos
Marcela alerta aos tutores que broncas e castigos não são eficazes para corrigir comportamentos errados. Em vez disso, ela recomenda reforço positivo, como elogios e recompensas, que devem ser oferecidas quando o cachorro acerta o local para suas necessidades, essa é a abordagem mais recomendada.
3 - Evite confiar em mitos da internet
A veterinária desmente uma crença de que deixar que o cachorro cheire o próprio xixi ou cocô após um erro ajuda na correção do comportamento. Limpar a área com neutralizadores de odor e redirecionar o pet para o local correto são medidas mais eficazes.
Sobre o uso de jornais ou tapetes higiênicos espalhados pela casa, a veterinária orienta que o tutor limite o espaço do pet e promova treinos nessa área determinada, sempre recompensando o cachorro a cada acerto.
Cachorros adultos também podem aprender
A zootecnista desmitifica o dito popular e enfatiza que cachorros adultos também podem aprender novos hábitos. Com persistência e as técnicas adequadas, é possível ensinar o cão a fazer as necessidades dele no lugar certo, tornando a convivência mais harmoniosa e agradável para todos na casa.
“Treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar certo não precisa ser um desafio. Com os passos certos e informações corretas, você e seu pet podem desfrutar de uma convivência feliz e saudável”, completa Marcela.
Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter) e Facebook.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp