Um estudo inédito no Southampton Children’s Hospital, no Reino Unido, mostrou que terapia assistida por animais , principalmente cães, tem resultados muito positivos em crianças ansiosas para procedimentos ambulatoriais e exames. Inclusive os jovens que tinham medo de cães disseram que hoje em dia se sentem menos nervosos perto deles desde quando as visitas dos peludos no hospital começaram.

Leia também: Cão de guarda recebe 'suborno' de urso que gosta de comer lixo

Estudo revelou que terapia assistida por animais ajuda crianças ansiosas em hospitais
shutterstock
Estudo revelou que terapia assistida por animais ajuda crianças ansiosas em hospitais


A pesquisa publicada no British Journal of Nursing conta que três adestradores e cinco Golden Retrievers são utilizados nas visitas para acalmar as crianças. Os cachorros ficavam juntos dos enfermeiros, e distraiam os pequenos durante exames de sangue, radiografias e outros procedimentos considerados “assustadores”.

Durante um ano, cerca de 200 pessoas foram entrevistadas sobre a presença dos animais, dentre elas pacientes, visitantes e funcionários. Todos disseram não ter preocupações sobre a presença, comportamento ou limpeza dos pets, e todas concordaram que hospitais por todo o Reino Unido deveriam utilizar os cães para acalmar pacientes.

Leia também: Dicas do que fazer para ajudar o cachorro durante o processo de luto

Agora, além de ajudarem na ansiedade pré-exames, os cachorros também aliviam os níveis de estresse de crianças que esperam por cirurgia. Lyndsey Uglow, uma das adestradoras dos cães terapêuticos, fala sobre a importância desses animais no meio da saúde. “Claro que a visita dos cachorros não é para todos os pacientes, mas onde ela é apropriada nós percebemos grandes melhoras, tanto do doente quanto dos funcionários que o atendem”, contou ao site Metro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!