Adotar um novo pet ajuda a lidar com a saudade, mas o processo de luto deve ser vivido
Martina Lepore/Pixabay
Adotar um novo pet ajuda a lidar com a saudade, mas o processo de luto deve ser vivido

A perda de um animal de estimação pode ser um momento de grande tristeza para seus tutores, já que os pets se tornam membros queridos e especiais de suas famílias.

Apesar de ser um processo desafiador, existem maneiras de processar o luto e encontrar conforto durante esse período difícil. A psicóloga Cláudia Melo listou sete dicas que podem ajudar a enfrentar a perda de um animalzinho. Confira!


1. Permita-se sentir a dor

É natural sentir uma variedade de emoções, como tristeza, raiva, culpa e saudade, após a perda de um animal de estimação. Permita-se vivenciar esses sentimentos e não se julgue por estar sofrendo.

2. Compartilhe sua tristeza

Falar sobre sua perda com amigos e familiares pode ser reconfortante. Participar de grupos de apoio específicos para o luto de animais de estimação também é uma opção para encontrar acolhimento e compartilhar experiências com outras pessoas que passaram por situações semelhantes. Compartilhar memórias e sentimentos pode ajudar a aliviar o peso da dor e da solidão.

3. Crie um ritual de despedida

Realizar um ritual de despedida, como um funeral simbólico ou uma homenagem especial, pode ajudar a honrar a memória do animal e proporcionar um momento de reconhecimento e celebração de sua vida.

4. Mantenha lembranças vivas

Guarde objetos e lembranças que tragam conforto e lembrem os momentos felizes compartilhados com seu pet, como fotos, brinquedos ou coleiras.

5. Cuide de si mesmo

Durante o processo de luto, é importante cuidar de si mesmo, tanto física quanto emocionalmente. Reserve um tempo para descansar, se alimentar bem, praticar atividades que lhe tragam prazer. Escrever um diário, pintar, praticar yoga, meditação, por exemplo, podem colaborar na expressão das emoções.

6. Considere adotar outro animal de estimação

Para algumas pessoas, adotar outro animalzinho pode ajudar a preencher o vazio deixado pela perda e proporcionar uma nova fonte de amor e companheirismo.



7. Se necessário, busque ajuda

Caso sinta dificuldades em lidar com o luto pela perda, considerar a busca por um psicólogo ou terapeuta pode ser uma forma eficaz de trabalhar as emoções e encontrar conforto durante esse processo.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .



Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!