Três crocodilos salvaram a vida de um cachorro que estava sendo perseguido por uma matilha, na Índia . Não existem explicações exatas para o comportamento dos repteis, porém pesquisadores apontam que os animais demonstraram “empatia emocional”, ao ver o cão em perigo. As imagens foram retiradas da publicação cientifica Journal of Threatened Taxa de agosto.
A pesquisa estudava o comportamento dos crocodilos que vivem no rio Savitri, em Mahad, no estado indiano de Maharashtra. Um dia, por acaso, um cachorro apareceu e entrou na margem do rio para escapar de uma matilha que o perseguia, então três crocodilos que estavam próximos ao local em que o cachorro buscou refúgio tiveram um comportamento inesperado.
Em vez de atacarem o canino, os repteis o “escoltaram” até um local seguro, o ajudando a se livrar de seus caçadores. Os pesquisadores não encontraram uma explicação para que os crocodilos não tenham atacado o cachorro.
De acordo com os pesquisadores, dois dos crocodilos apresentaram “um comportamento mais dócil” do que o esperado e guiaram o cão até uma margem segura, longe dos outros cachorros.
“Dado que os crocodilos poderiam facilmente ter devorado o cão, mas nenhum deles atacou e, em vez disso, optaram por empurrá-lo em direção à margem, significa que o impulso da fome estava ausente”, disseram os cientistas à CBS News.
“O curioso caso de um cão ‘resgatado’ por um grupo de crocodilos relatado aqui parece mais uma questão de empatia do que de comportamento altruísta”, completaram.
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.