As doenças do coração mais comuns de cada raça de cachorro

As doenças mais comuns

A médica veterinária Joana Portin diz ao Canal do Pet quais são as doenças mais comuns em raças de cachorro que tendem a ser mais propensas a sofrer com problemas cardíacos. Confira!

Labrador e Golden Retriever:

A doença cardíaca congênita que pode acometer essas raças é Displasia de válvula tricúspide. Apesar de existir uma predisposição, a doença não é muito comum, sendo ainda importante considerar que o fator idade leve ao desenvolvimento de outras insuficiências cardíacas. Além do labrador e golden, boxer também são propensos.

Doberman:

Cardiomiopatia dilatada que resulta de uma dilatação ventricular, disfunção sistólica e arritmias que podem culminar em insuficiência cardíaca. É a segunda cardiopatia mais frequente em cães no geral, sendo mais comum em cães de grande porte e machos. Dobermann tem uma propensão maior, assim como outros cães de raça grande e gigante como São Bernardo, Terra Nova, Boxer e Dinamarqueses.

Rottweiler:

Estenose aórtica. É uma doença congênita e a sua relevância é maior em animais de raças grandes e gigantes. Apesar da propensão não é comum.

Cavalier King Charles

Doença mixomatosa da válvula mitral (MMVD) - Doença que causa um espessamento dos folhetos valvares do coração, sendo a válvula mitral a mais acometida. No caso do Cavalier, essa propensão está ligada a fatores genéticos.

Poodle:

Doença mixomatosa da válvula mitral (MMVD) - São geneticamente predisposto assim como o Cavalier.

Schnauzer:

Cardiomiopatía dilatada, caso tenha o gene.

Maltês e Yorkshire

Persistência do ducto arterioso (PDA) - Defeito congênito mais encontrado em cães. O PDA ocorre quando o fechamento do ducto não acontece. Pode apresentar-se da forma clássica, com desvio de esquerda para direita, ou da forma reversa com desvio da direita para esquerda.

No Canal do Pet você encontra várias dicas e curiosidades para ficar por dentro do universo dos pets

É só clicar no link abaixo:

Veja mais Top Stories