Um pit bull chamado Chief, de 7 anos, foi encontrado a mais de 756 km longe de casa, após ter ficado desaparecido por cerca de seis anos. O animal foi visto andando sozinho perto de East Lynn Lake, na Virginia, a 32 km de distância da fronteira de Kentucky, nos Estados Unidos.
Chief foi levado a um abrigo próximo neste sábado (29), depois que um homem o encontrou, e foi identificado que o cachorro pertencia a uma mulher chamada Tara Hillis, de Atlanta, graças a um microchip que ela colocou nele quando ele ainda era um filhote.
Em entrevista ao canal local WSAZ, Tara disse que acreditava que nunca mais veria seu cão de estimação novamente, pois pensou que alguém o tivesse roubado de seu quintal. Mas que, mesmo após tantos anos, ainda sentia falta do pet.
“Tantos anos se passam, você fica tipo, 'Oh, sinto falta dele'”, disse ela, acrescentando que quase desistiu de todas as esperanças de se reunir com seu animal de estimação.
Tara disse que Chief desapareceu em 2017, quando tinha apenas 1 ano e meio. A princípio, ela acreditou que ele havia sido roubado, mas acha que ele pode ter pulado ou cavado um burado por baixo da cerca.
A fuga não está fora de questão para Chief - o canino se libertou do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA do Distrito de Huntington, localizado perto de East Lynn Lake, quando o encontraram pela primeira vez uma semana antes.
Chief passou uma semana em seu escritório enquanto os guardas florestais tentavam localizar seu dono.
“Infelizmente, escapou deles”, disse um porta-voz à Fox News, acrescentando que Chief foi pego pouco tempo depois e levado para o abrigo de controle de animais Huntington-Cabell-Wayne.
Funcionários do abrigo disseram que Chief é um cão saudável e amigável. “Ele é apenas um bebê grande”, disse Rachel Boone, especialista em comportamento K-9 do abrigo.
Os mistérios de como Chief escapou, como ele acabou a 470 milhas (756 km) de casa e como passou os últimos seis anos podem nunca ser resolvidos, mas a tutora disse que está extremamente feliz por se reencontrar com o cão aventureiro, o que pode acontecer nesta segunda-feira (1).
A tutora espera se emocionar – da mesma forma como reagiu quando recebeu o telefonema do abrigo - mas espera que Chief se lembre de quem ela é.
“Não posso acreditar nisso”, disse ela. "Isso é uma loucura. Toda vez que eu falava sobre isso naquele dia, sentia calafrios.”