O limite de peso para o transporte de animais passa de 7 para 10 kg nas principais empresas aéreas do país
reprodução shutterstock
O limite de peso para o transporte de animais passa de 7 para 10 kg nas principais empresas aéreas do país

* Nota atualizada com informações da Gol Linhas Aéreas e Latam sobre o transporte de animais de estimação.

A necessidade dos tutores de terem seus pets sempre por perto, mesmo durante as viagens, está cada vez mais evidente e, para atender a essa demanda, as companhias aéreas do Brasil estão com novas regras para o transporte de animais de estimação.

Em 2023, duas das principais companhias aéreas, Azul e Gol, aumentaram o limite de peso aceito para animais viajando ao lado dos tutores dentro das cabines, que passou de 7kg para 10kg – considerando o peso do animal e da caixa de transporte somados.

Daiane Sarmento, cofundadora da Embarpet, alerta aos tutores que fiquem atentos às regras de cada companhia aérea para não terem problemas no dia da viagem. Ela ainda ressalta um serviço importante que ainda é desconhecido por muitos tutores: o embarque de roedores (coelhos) na cabine já é permitido no Brasil desde 2022, utilizando caixas de transporte adequadas.

“Temos visto anualmente uma melhora e expansão nos serviços de embarque que os pets e seus donos podem usufruir”, comenta a especialista.

No entanto, o transporte de animais exóticos, como aves, peixes e cobras ainda são limitados. “Atualmente não temos nenhuma lei que permita o embarque destes animais dentro da cabine do avião. Eles precisam ser transportados no porão do avião, mas, claro, com todo o cuidado e preparo necessários para lidar com as necessidades desses bichinhos”, diz Daiane.

As regras para o transporte de animais na cabine ficam a cargo de cada companhia, o Canal do Pet buscou informações das principais companhias aéreas brasileiras sobre suas regras específicas. 

Documentação exigida

Independente da espécie, todos os animais precisam cumprir uma série de exigências da companhia aérea para viajar e devem possuir o  Certificado Veterinário Internacional (CVI) para viagens ao exterior.

Para os animais silvestres é necessária uma autorização do Ibama. Além de atender às exigências impostas por cada país, como vacinas, aplicação de microchip, entre outras.

Na Azul , o tutor tem direito a transportar apenas um animal, com limite de até três animais (cães e gatos) a bordo por voo, para destinos nacionais – em casos de voos internacionais, o limite aumenta para até cinco animais por voo.

Para viagens nacionais ou internacionais, o animal precisa ter mais de 4 meses de idade e ser transportado em caixas de transporte apropriadas, além de estar limpo, saudável e sem odores.

Os custos para o transporte do pet na cabine é cobrado a parte e tem regras específicas de acordo com a classe, que podem ser encontradas no  site da companhia.

Ao Canal do Pet , a Gol informa que o limite permitido para o transporte de cães e gatos é de 10kg (animal + caixa de transporte) desde 2015, quando a companhia iniciou o transporte de pets na cabine. Além disso, é permitido o transporte de até oito animais por voo, e não apenas três.

“Transportamos até oito pets por voo, eles devem ter no mínimo 6 meses e o tutor precisa apresentar todos os documentos que comprovam a saúde do animal (mais informações no site sobre documentação necessária, preços, rotas aceitas etc.)”, disse a companhia.

Apesar de permitido, o transporte de roedores (coelhos) não é obrigatório, ficando a critério de cada companhia. No caso da Gol, o transporte na cabine é permitido exclusivamente para cães e gatos.

“Após o caso do coelho Alfredo transportado pela KLM, a ANAC regulamentou o transporte de coelhos na cabine através da Portaria n° 7.491/SAS, de 9 de março de 2022, relacionada à autorização para o transporte de coelhos em cabines de aeronaves. Mas em 26 de setembro de 2022 a mesma portaria foi revogada através da Portaria n° 9.297”, informa a companhia.

“Oferecemos esse transporte [de coelhos] através da GOLLOG Animais nas caixas de transporte: caixa plástica, fibra de vidro ou madeira”, disse a Gol.

A documentação exigida pela companhia é: atestado de saúde, GTA (guia de trânsito animal). E os valores podem variar de acordo com peso e metragem da caixa, por isso é necessário realizar uma cotação por meio da central de atendimento pelo telefone 0300 1 465564 ou e-mail crc.cargas@voegol.com.br,  além de informações completas no site .

A Latam, por sua vez, esclarece que atualmente oferece o transporte de pets (cães e gatos) na cabine da aeronave em voos nacionais e internacionais para animais de até 7kg, em caixa ou bolsa de transporte.

“As medidas máximas permitidas para a caixa são de 36 cm de comprimento x 33 cm de largura x 19 cm de altura, e, para a bolsa de transporte, 36 cm de comprimento x 33 de cm de largura x 23 cm de altura”, informa a empresa.

“Para viajar, o pet deve estar saudável, ter comportamento dócil, ter pelo menos 16 semanas de vida e viajar acompanhado de seu tutor”, disse a companhia em nota ao Canal do Pet.

“Informações a respeito das taxas, que variam de acordo com o destino, além de detalhes sobre a caixa de transporte, documentações para o embarque do animal, restrições e dicas, podem ser consultados no site ”, completa.

* * Olá, amigo leitor! Você tem alguma história curiosa e divertida com o seu pet? Conta para a gente, quem sabe ela não aparece por aqui? Mande um e-mail para:   canaldopet@igcorp.com.br

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!