Cachorro Sam vira símbolo de conscientização contra poluição em parque no Chile
Reprodução/Instagram/@bordergoly
Cachorro Sam vira símbolo de conscientização contra poluição em parque no Chile

Sam, um border collie de 5 anos, se tornou o super-herói de quatro patas e capa verde de um parque na região metropolitana de Santiago, no Chile. O cão que costuma passear ao menos três vezes por semana com o tutor, Gonzalo Chiang, é usado como modelo de conscientização contra a poluição do parque para visitantes.

Tudo começou quando a dupla teve que parar por várias vezes na maior área verde da cidade para pegar garrafas plásticas, máscaras, latas e embalagens de alimentos.

"Nas caminhadas de Sam começamos a encontrar muito lixo", disse Gonzalo à Reuters TV. "Daí surgiu a necessidade de virmos preparados para levar o lixo que encontrávamos em cada visita".

Somente no mês de abril, Sam e Gonzalo coletara, 602 máscaras, 585 garrafas e 304 latas, além de roupas, capacetes e embalagens de alimentos, de acordo com uma contagem oficial.

Os funcionários do parque ficaram impressionados com Sam e decidiram usar a imagem do cachorro como símbolo em uma campanha de cuidados com o parque.

Catalina Aravena ficou responsável por transformar o pet em desenho animado nas histórias de “Sam: O Super-herói do Parquemet”, dizendo aos visitantes que levem seus resíduos com eles ou usem um dos mais de 40 pontos de reciclagem espalhados pelo parque.

"Isso se tornou muito mais difundido do que o esperado", disse Catalina. “Chegou a diferentes escolas e se espalhou muito bem nas redes sociais”.

O parque, que também abriga um zoológico, já havia lançado outra campanha de conscientização pedindo aos vendedores de bebidas que trocassem os copos de plástico por vidro e começou a classificar o lixo em lixeiras separadas.

Eduardo Villalobos, diretor interino do parque, diz que Sam e Gonzalo “inspiraram a acelerar esse processo de educação e estruturar essa classificação do lixo”.

"A caminhada é uma boa oportunidade para limpar, em vez de jogar lixo", completou Gonzalo.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, iG Pet Saúde está com novos planos. Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o  Canal do Pet e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!