Jolie Mejía estava com a família em uma praia, quando um cão se aproximou e parou para observar o mar. A história aconteceu em Punta Negra, um distrito localizado na província de Lima, no Peru.
Jolie conta que estava sentada aproveitando a brisa fresca do final da tarde quando o cão se aproximou e parecia estar sozinho, olhando fixamente para o mar.
O animal estava limpo, usava uma coleira e parecia bem cuidado para um cão de rua. Jolie ficou alguns minutos fazendo companhia ao cachorro, esperando que algum responsável se aproximasse, mas ninguém apareceu.
A jovem conta que o cão parecia apreciar as carícias que recebia e da proximidade com a família que estava ali, mas não retirava os olhos do oceano.
“Um morador local estava passando pela praia e nos explicou que praticamente todos na região conhecem o cão e gostam muito dele. Ele nos disse que o animal costumava viver com um pescador que faleceu há algum tempo. Desde então, o cão vem aqui todos os dias e olha para o mar”, disse Jolie.
Ela acredita que a pessoa responsável pelo cão de fato morreu no mar e que o animal agora continua esperando por ele todos os dias. Por isso ele se senta na margem e observa o horizonte.
Vaquito, como é chamado o cachorro, é cuidado por uma mulher que mora próximo à praia, mas todos os dias ele vai ao local esperar pelo tutor que se foi. A história de Vaquito comove a todos que o conhecem.